Aconteceu no dia

Nasce Bruce Lee, ícone cultural e referência nas artes marciais

27-11-1940
Ícone cultural e também referência nas artes marciais, o lendário Bruce Lee nascia em um dia como este, no ano de 1940, em São Francisco. Instrutor de artes marciais, ator, roteirista, diretor e produtor de cinema, ele foi fundador do movimento de artes marciais Jeet Kune Do e é considerado um dos lutadores de artes marciais mais influentes do mundo. Apesar de ter nascido nos EUA, ele passou sua adolescência em Hong Kong. Emigrou para os Estados Unidos aos 18 anos para reivindicar sua cidadania norte-americana e estudar. Foi nesta época que começou a ensinar artes marciais e, a partir daí, passou a atuar em filmes e na TV.
Com ele, os filmes de artes marciais alcançaram um novo patamar de popularidade e consagração, e houve um interesse pelas artes marciais chinesas no mundo ocidental na década de 1970. Ele é conhecido por seus papéis em Dragão Chinês (The Bigue Boas,1971) e a Fúria do Dragão (Fist of Fury, 1972) de Lo Wei; O Voo do Dragão (Way of the Dragon,1972), dirigido e escrito por Lee; Operação Dragão (Enter the Dragon, 1973), da Warner Bros., dirigido por Robert Clouse; e Jogo da Morte (Game of Death, 1978), dirigido também por Clouse.
Sua vida contudo, teve um fim inesperado. No dia 20 de julho de 1973, ele foi encontrado morto em um apartamento em Hong Kong. Após algumas controvérsias em torno de sua morte, chegou-se a conclusão que ele teria morrido por causa de um edema cerebral agudo, causado pela reação aos compostos de alguns remédios.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org