Música

Vou fechando o Sabadaso,hoje tá bonito com o dia dos pais , e, aí então decidimos fechar assim:

Homenagem ao Papai !!!!

Sabadasso


Sabadasso - Am I the same girl (ao vivo/live)


Sabadasso - Breakout


Sabadasso - Que se Chama amor


Noticias do Meio


ISSARRAR BEN KANAAN


O REPOUSO ALÉM DA MORTE

Contei-lhe que, ao descansar, não tive a impressão de dormir, qual o fazia no corpo de carne. Permanecera sob curiosa posição psíquica, em que jornadeara longe, contemplando pessoas e paisagens diversas. Supunha, assim, não ter estado num sono propriamente dito.

Escutou-me atenciosamente, explicando-me, em seguida, que o repouso para os desencarnados varia ao infinito.

O Espírito demasiadamente ligado aos interesses humanos acusa a necessidade de amplo mergulho na inconsciência quase total, depois da morte. A ausência de motivos nobres, nos impulsos da individualidade, estabelece profunda incompreensão na alma liberta das teias fisiológicas, que se porta, ante a grandeza da espiritualidade superior, à maneira do selvagem recém-vindo da floresta perante uma assembléia de inteligências consagradas às realizações artísticas; quase nada entende do que vê e do que ouve, demonstrando a necessidade de compulsório regresso à tribo da qual se desligará vagarosamente para adaptar-se à civilização. Também os criminosos e os viciados de toda sorte, com o espírito encarnado nas grades das próprias obras escravizantes, não encontram prazer nas indagações espirituais de natureza elevada, reclamando a imersão nos fluídos pesados e gravitantes da luta expiatória, em que a dor sistemática vai trabalhando a alma, qual buril milagroso aprimorando a pedra. Para as entidades dessa expressão, impõe-se torpor quase absoluto, logo após o sepulcro, em vista da falta provisória de apelos enobrecedores na consciência iniciante ou delinquente. Finda a batalha terrena, entram em período de sono pacífico ou de pesadelo torturado, conforme a posição em que se situam; período esse que varia de acordo com o quadro geral de probabilidades de reerguimento moral ou de mais aflitiva queda que os interessados apresentam. Terminada essa etapa, que podemos nomear de hibernação da consciência, os desencarnados desse tipo são reconduzidos à carne ou recolhidos em educandários nos círculos inferiores, com aproveitamento de suas possibilidades em serviço nobre, não obstante de ordem primária.

Não ocorre o mesmo com o Espírito médio, portador de regular cultura filosófico-religioso e, sem compromissos escuros na experiência material; quanto maior o esforço das almas dessa espécie por atenderam aos desígnios divinos, no campo físico, mais vasta é a lucidez de que se fizeram dotadas nas esferas de além-túmulo.

Enquanto a mente das primeiras é requisitada ao fundo abismo das impressões humanas, ao qual se agarram à semelhança de ostras à própria concha, a mente das segundas busca elevar-se, tanto quanto lhes permitem as próprias forças e conhecimentos. O descanso, pois, além da morte, para as criaturas de condição mais elevada, deixa, assim, de ser imersão mental nas zonas obscuras do mundo para ser vôo de acesso aos domínios superiores da vida.

Finalizando a resposta, o Irmão Andrade, asseverou que certas individualidades, não obstante exaustas no supremo instante do transe final, libertam-se da matéria grosseira e colocam-se a caminho de esferas divinizadas, com absoluta lucidez e sem necessidade de qualquer repouso tonificante, qual o compreendemos, em vista do nível de sublimação espiritual que já atingiram.

Irmão Jacob / Francisco Cândido Xavier

Fonte: do Livro "Voltei"

Sabadasso


Sabadasso

auroraborealce@gmail.com

Sabadasso

Sabadasso:
Aqui é Brenda Villas
De novo na web:
 

Música - Revolta dos Dândis I


Aviso


Música - Love You Baby


Pagina do Celd



Homenagem



Nossos Encontros

10º Encontro Espírita sobre Dependências


Encontro Espírita da Obra Social Antônio de Aquino 


Tema:
Dependências. Um desafio para o desenvolvimento das virtudes.
Data: 4 de agosto de 2013
Horário: 8h30min às 13h
Centro Espírita Léon Denis
Centro Espírita Léon Denis
Rua Abílio dos Santos, 137 - Bento Ribeiro/RJ | CEP: 21331-290
Tel.: (21) 2452-1846

Super Dicas

Sua Dieta
Cardápio do dia - 
  
CAFÉ DA MANHÃ
Suco anti-inchaço
Rendimento: 1 Porção
Caloria por porção: 118 kcal
 ver café da manhã completo
ALMOÇO
Frango gratinado
Rendimento: 1 Porção
Caloria por porção: 300 kcal
 ver receita
 ver almoço completo
JANTAR
Croissant de chuchu
Rendimento: 1 Porção
Caloria por porção: 152 kcal
 ver jantar completo
  

Noticias do Meio

Nagasaki lembra bombardeio atômico que pôs fim a 2ª Guerra Mundial há 68 anos

Cerimônia homenageou os mortos durante o ataque a Nagasaki na Segunda Guerra. (Foto: AFP)

A cidade japonesa de Nagasaki lembrou nesta sexta-feira o 68º aniversário do bombardeio atômico sofrido em 1945, uma cerimônia que foi marcada pelo discurso do prefeito local, quem pediu ao governo liderar os esforços da comunidade internacional para impedir a proliferação das armas nucleares.
Por volta das 11h02 locais, exato momento em que a bomba "Fat man" explodiu sobre a cidade há 68 anos, milhares de pessoas guardaram um minuto de silêncio no Parque da Paz da cidade, gesto que foi acompanhado pelos tradicionais badalos do chamado Sino da Paz, em honra às vítimas da bomba.
A bomba, lançada sobre no norte da cidade portuária, onde ficava grande parte de seu tecido industrial, causou a morte instantânea de 70 mil cidadãos, um número que chegou aos milhares nos anos seguintes por causa dos altos níveis de radiação.
Durante a cerimônia, o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, emocionou os presentes com um convincente discurso, no qual defendeu que o governo do Japão, como único país atacado com armas nucleares, lidere a cruzada internacional para a não-proliferação deste tipo de armamento.

Sobreviventes rezam pelas vítimas do ataque em Nagasaki. (Foto: AFP)
O prefeito também criticou o acordo de cooperação nuclear que Índia e Japão pretendem carimbar em breve e explicou que este tipo de pacto contribui, além disso, para que países como Coreia do Norte justifiquem seus programas de desenvolvimento de armas nucleares.
Por último, Taue lembrou que a gestão de água radioativa na usina nuclear de Fukushima, significativamente afetada pelo tsunami de 2011, que acarretou a pior crise atômica desde 1986, ainda está indefinida, ressaltando a incerteza que isto gera nos milhares de cidadãos desabrigados por causa deste acidente.
Por sua parte, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se resumiu a defender os três princípios japoneses de não produzir, não possuir e não permitir a entrada de armas nucleares no território nacional. A cerimônia deste ano reuniu representantes de 44 países, incluindo o embaixador americano no Japão, John Roos.
Os EUA lançaram o primeiro ataque nuclear da história sobre a cidade de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945 e, três dias depois, lançou a segunda bomba atômica sobre Nagasaki, o que forçou a capitulação do Japão no dia 15 de agosto e pôs fim a Segunda Guerra Mundial. 

O Clarim


Fé espírita


Houvésseis de chorar e sofrer a vida inteira, que seria isso, a par da eterna glória reservada ao que tenha sofrido a prova com fé, amor e resignação?
Buscai consolações para os vossos males no porvir que Deus vos prepara e procurai-lhes a causa no passado.
E vós, que mais sofreis, considerai-vos os afortunados da Terra. (Ev. V 19)1
Que remédio prescrever aos atacados de obsessões cruéis e de cruciantes males?
Um meio há infalível: a fé, o apelo ao Céu. (Ev. V 19)1
A fé é o remédio seguro do sofrimento.
Aquele que crê é forte pelo remédio da fé. (Ev. V 19)1
Essa caridade austera, que só com abnegação se pratica, com um constante sacrifício de todo interesse egoístico, somente a fé pode inspirá-la, porquanto só ela dá se possa carregar com coragem e perseverança a cruz da vida terrena. (Ev. XI 13)1
Triunfareis se a caridade vos inspirar e vos sustentar a fé. (Ev. XI 13)1
Considerai-vos ditosos quando haja homens que, pela sua má vontade para convosco, vos deem ocasião de provar a sinceridade da vossa fé.
Suporte corajosamente as tribulações que sua fé lhe acarretar. (Ev. XXIV 19)1
As montanhas que a fé desloca são as dificuldades, as resistências, a má vontade. (Ev. XIX 2)1
A fé robusta dá a perseverança, a energia e os recursos que fazem se vençam os obstáculos, assim nas pequenas coisas, que nas grandes. (Ev. XIX 2)1
A fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado. (Ev. XIX 3)1
A verdadeira fé se conjuga à humildade; aquele que a possui deposita mais confiança em Deus do que em si próprio. (Ev. XIX 4)1
O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética; por seu intermédio o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível.
Pode a fé ser raciocinada ou cega. (Ev. XIX 6)1
A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa.
Fé inabalável só é a que pode encarar de frente a razão.
A esse resultado conduz o Espiritismo. (Ev. XIX 7)1
Para ser proveitosa, tem a fé que ser ativa.
A esperança e a caridade são corolários da fé e formam com esta uma trindade inseparável.
Inspiração divina, a fé desperta todos os instintos nobres que encaminham o homem para o bem. É a base da regeneração.
A fé sincera é empolgante e contagiosa.
Os milagres são obras da fé. (Ev. XIX 11)1
Com a fé, não há mais pendores que se não chegue a vencer.
Todos os encarnados podem pôr a vontade a serviço dessa força. (Ev. XIX 12)1
Agrada a Deus a prece, quando dita com fé, com fervor e sinceridade. (L.E. 658)2
A felicidade terrestre, com relação à vida moral, está na consciência tranquila e fé no futuro. (L.E. 922)2
Sou a irmã mais velha da esperança e da caridade: chamo-me fé.
O Espiritismo é a alavanca que me deve ajudar. (R.E. 1862)3
A fé e a razão fazem-nos marchar à frente. (R.E. 1865)3
A fé mais sólida, filha da ciência, da observação e da razão. (R.E. 1868)3

1. KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.
2. ______. O Livro dos Espíritos.
3. ______. Revista Espírita.

Noticias do Meio

Sol fará inversão de campo magnético nos próximos meses
Sol fará inversão de campo magnético nos próximos meses

Sol fará inversão de campo magnético nos próximos meses
O Sol deverá concluir dentro de três a quatro meses uma inversão de polaridade, de acordo com um anúncio da Nasa desta quarta-feira. Trata-se de um ciclo de 11 anos, que está quase na metade, e que terá "repercussões em todo o Sistema Solar", acreditam pesquisadores. A inversão de polaridade, quando norte e sul alteram posições, acontece quando o dínamo magnético interno do Sol se reorganiza.

Phil Scherrer, físico solar, de Stanford, disse no comunicado da Nasa que "os campos magnéticos polares do Sol se debilitam, ficam em zero, e depois emergem novamente com a polaridade oposta. É parte regular do ciclo solar".

A influência magnética solar tem longo alcance, avançando por bilhões de quilômetros além de Plutão. As sondas Voyager, lançadas em 1977, que agora estão nos limites do Sistema Solar, captam essa influência.

No caso da imagem ao lado, houve a fusão de duas fotos, obtidas pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, durante uma erupção solar ocorrida no domingo. Os pesquisadores afirmam que esta foi a mais forte registrada este ano. Esta erupção aconteceu no lado da estrela que fica mais distante da Terra.

Veja o vídeo

JETMAN SURPREENDE AO VOAR PRÓXIMO A UM BOMBARDEIRO B-17



O piloto suíço Yves Rossy, mais conhecido como Jetman, voltou a surpreender o mundo inteiro com uma exibição de voo espetacular, desta vez rasgando os céus ao lado de um B-17 Flying Fortress, exibindo a insígnia da aviação da Segunda Guerra Mundial.
Conhecido por ser o primeiro homem a desenvolver e utilizar com sucesso um aparelho pessoal de voo, equipado com um par de asas com 4 turbinas de propulsão a jato, o inventor de 52 anos conseguiu voos estáveis e razoavelmente longos, a até 300 km/h.
Apesar de não contar com um sistema de decolagem ou aterrisagem (necessitando da ajuda de um helicóptero para decolar e paraquedas para o pouso), Jetman segue desafiando as leis da física, seja alcançando um avião de passageiros em pleno ar – Douglas DC-3- a 1400 metros de altura, ou cruzando o Canal da Mancha.
Em tour pelos Estados Unidos, o Jetman encantou os espectadores que assistiam ao show aéreo EAA AirVenture Oshkosh, no Wisconsin. Eles dificilmente esquecerão a figura do homem-pássaro voando ao lado do bombardeiro B-17. No próximo mês de setembro, durante as corridas aéreas de Reno, o Jetman promete surpreender com outra exibição cheia de adrenalina.
Confira o vídeo:


Um homem que gerou 500 filhos durante a Primeira Guerra Mundial
Um homem que gerou 500 filhos durante a Primeira Guerra Mundial

Um homem que gerou 500 filhos durante a Primeira Guerra Mundial
Esta extraordinária história aconteceu durante a Primeira Guerra, na Grã-Bretanha, porém só veio a público por conta de uma reportagem do jornal Daily Mail, que contou a história de Helena Wright, pioneira em educação e terapia sexual. Foi ela quem tratou de um problema comum a várias mulheres que, durante a guerra, perderam seus maridos, ou tiveram seus esposos de volta, porém muitos deles retornaram com graves ferimentos ou lesões, físicas ou psíquicas, que os impediam de formar uma família com suas mulheres.
Wright analisou o problema, fez um diagnóstico e idealizou uma solução secreta, que confrontava os valores morais e puritanos da época. Para colocar seu plano em prática, ela contou com a ajuda, prática, de um joven de 20 anos, chamado Derek. Assim as pacientes se comunicavam com Wright e ela coordenava o encontro com Derek, em uma data que coincidisse com o período de ovulação delas, quando elas estariam mais sujeitas a uma gravidez. Em troca, as mulheres deveriam dar 10 libras e promete sigilo absoluto sobre tudo o que aconteceu. Derek comparecia aos encontros com o mesmo entusiamos e roupa: um traje preto, camisa branca e chapéu. Meses depois, recebia um telegrama com uma notificação informando que mais um filho seu havia chegado ao mundo. Segundo se calcula, ao redor de 500 mulheres ficaram grávidas desta maneira após a guerra.

A fita cassete faz 50 anos de idade!


Em agosto de 1963, o mundo assistia com assombro o nascimento da revolucionária fita cassete magnética, evento que transformaria para sempre o destino da música e das imagens em vídeo. O invento surgiu como resposta aos inúmeros projetos da época, em uma tentativa de solucionar os inconvenientes causados pelo custo, tamanho e fragilidade das fitas de rolo abertas.
O desenvolvimento foi iniciativa da holandesa Philips e liderado pelo engenheiro Lou Ottens, que hoje, aos 87 anos de idade, já não se lembra exatamente qual foi a primeira gravação registrada. A evolução da fita foi paulatina pois em 1970, sua demanda ainda era moderada em comparação ao vinil. Após a melhoria na qualidade do som e o surgimento dos vídeo cassetes domésticos, sua popularidade tornou-se massiva.
A partir dos anos 90, com o lançamento do Walkman e dos estéreos em Hi-Fi com toca-fitas duplos os recursos eram ainda mais variados, já que era possível copiar um disco ou gravação e ouvir em outro equipamento, em qualquer lugar. Hoje, 50 anos depois de sua criação e em plena era digital, a fita cassete caiu em desuso, apesar de ainda ter seu lugar em algumas especialidades de trabalho e especialmente, nas coleções de admiradores por todo o mundo.

Toyota desenvolve carros que interagem com a paisagem

A Toyota, através de seu centro europeu para o desenvolvimento de novos produtos, conseguiu desenhar um poderoso sistema de realidade aumentada capaz de ser instalado nos vidros/janelas laterais, no do teto ou no para-brisas de um automóvel. Apesar de funcionar nos centros urbanos, a nova função pode acentuar a beleza de uma longa viagem pelas estradas de um caminho rural.
Graças ao desenvolvimento do estudo de aumento da realidade do Window to the World, que pretende transformar uma simples janela de vidro em um objeto tecnológico interativo, capaz de fornecer informação, entretenimento e assistência ao motorista e passageiros. Desta forma, podemos imaginar uma criança viajando tranquilamente no banco de trás, desenhando no vidro da janela do carro diretamente com o dedo; ou maximizando uma parte da paisagem com um efeito lupa; fazendo um zoom sobre uma casa que observou a distância.
Outro passageiro pode estar viajando a seu lado e utilizer sua janela para calcular a distância entre o carro e qualquer objeto encontrado na paisagem. Ao escurecer, ambos se distraem observando as estrelas e constelações através do vidro do teto. Toda esta viagem de sonhos está bastante adiantada e em pouco tempo, disponível para muitos.
Tempestuoso hexágono em Saturno intriga pesquisadores da Nasa
Tempestuoso hexágono em Saturno intriga pesquisadores da Nasa


Tempestuoso hexágono em Saturno intriga pesquisadores da Nasa
Uma enorme tempestade em forma geométrica exata de hexágono atingiu Saturno em um fenômeno nunca antes visto por pesquisadores. O estranho evento, registado pela equipe da Sonda Cassini, da Nasa, aconteceu na atmosfera do polo norte do planeta, com um tamanho quatro vezes maior do que o da Terra.

“É algo muito estranho, mostra uma forma geométrica exata, com seus lados igualmente retos. Nunca vimos nada como isto em nenhum outro planeta. Na verdade, a espessa atmosfera de Saturno, onde prevalecem as tempestades circulares e as células convectivas, seria o último lugar onde alguém esperaria ver uma figura geométrica, mas assim está...”, disse Kevin Baines, um especialista em atmosfera da equipe da Cassini.

A incrível tempestade tem cor vermelha, o que é um indicador do nível de radiação produzida no interior de Saturno. Segundo outras observações, este fenômeno ocorreu mais abaixo da atmosfera do planeta do que se esperava, a aproximadamente, 100 quilômetros sob as nuvens.

Vídeo da Nasa ajuda a entender o fenômeno:

Super Dicas

Sua Dieta
Cardápio do dia -
  
CAFÉ DA MANHÃ
Salada de frutas com chá gelado
Rendimento: 1 Porção
Caloria por porção: 131 kcal
 ver café da manhã completo
ALMOÇO
Risoto clássico
Rendimento: 1 Porção
Caloria por porção: 216 kcal
 ver receita
 ver almoço completo
JANTAR
Omelete de ervas com queijo
Rendimento: 1 Porção
Caloria por porção: 110 kcal
 ver jantar completo
   

Lição de Vida

Para comemorar o aniversário de seu único filho, um poderoso rei resolveu fazer uma grande festa para todos os seus súditos.
Entre as muitas atrações da festa, existia um desafio que interessou a todos: a escalada ao poste.
No alto do imenso poste, havia uma cesta repleta de ouro e de comida. Aquele que conseguisse alcançar o topo poderia se deliciar com a comida e pegar para si todo o ouro.
Muitos dos que estavam presentes pretendiam participar daquele desafio.
O rei autorizou o início da prova.
O primeiro a participar foi um rapaz alto e forte. Ele tomou uma distância muito curta e começou a subir no poste. Não tinha chegado nem na metade, quando, cansado e irritado, desistiu. Enquanto descia, dizia que o poste era alto demais e que não havia qualquer possibilidade de alguém alcançar aquele prêmio.
Praguejava baixinho para que suas queixas não fossem ouvidas pelo rei, mas sugeriu para aqueles que se aproximavam dele que não tentassem subir, para assim, forçar o rei a diminuir o tamanho do poste.
Alguns súditos, influenciados pelas palavras daquele jovem, sentiram-se decepcionados com o rei e foram embora.
De repente, no meio da multidão, surgiu um menino muito magrinho, de aparência frágil. Aproveitando o tumulto criado pelo tal jovem, a criança saiu correndo e começou sua subida ao poste.
Na primeira tentativa, nada conseguiu.
Quando se preparava para tentar subir novamente, algumas pessoas ao redor, começaram a gritar:
- Desista! Desista! Desista!
Mesmo assim, o menino continuou. Parecia mais convencido do que da primeira vez. Afastou-se e, colocando toda a sua energia, se agarrava ao poste, ganhando altura com muito empenho.
Minutos depois, após ter feito um inacreditável esforço, o menino, diante do olhar admirado de todos, atingiu o topo e a cesta cheia de ouro e comida.
Alguns o aplaudiram; outros não acreditaram, ou apenas comentaram a atitude daquela criança.
O rei, admirado pela determinação do vencedor, imediatamente foi procurar o pai do menino para entender o que aconteceu:
- Meu senhor, como esse menino, tão pequeno e fraco conseguiu alcançar um objetivo tão difícil, enquanto todos o estimulavam a desistir?
O pai do menino, sorrindo com o filho nos braços, esclareceu:
- Duas coisas incentivaram o meu filho a agir desta maneira: a primeira, foi a fome, porque há dias não comemos nada. A segunda, é porque ele é surdo e não ouviu nenhuma palavra desanimadora que lhe gritaram.
LIÇÃO DE VIDA:
Existem muitas dificuldades para se vencer na vida. Porém, não se pode desistir nunca. É preciso tentar quantas vezes for necessário.
Por isso, seja firme e continue persistindo, você vai alcançar a vitória!!!

Dicas do Felipe


Noticias do Meio

Jornal inglês diz que menino morto em chacina pode ter sido vítima de armação

SP - CHACINA/PMS/SP/ENTERRO - GERAL - Sepultamento no Cemitério Parque das Palmeiras, em Rio Claro, no interior …

A morte da família de um casal de PMs em São Paulo ganhou repercussão internacional ao longo da semana. Em sua versão online o jornal britânico Daily Mail afirma, nesta quinta-feira (8), que Marcelo Pesseghini, principal suspeito do crime, filho de Andreia Regina Bovo Pesseghini e Luis Marcelo Pesseghini, foi vítima de uma armação.
De acordo com a polícia militar, uma das hipóteses mais trabalhadas é a de que Marcelo matou os pais, a avó e a tia-avó para depois se suicidar. O jornal britânico, porém, destaca que Andreia Pesseghini recentemente havia denunciado colegas policiais por participação em roubos a caixas eletrônicos.

De acordo com o jornal inglês, "a polícia de São Paulo é amplamente vista como uma das mais corruptas do mundo e nos anos recentes policiais se envolveram em vários escândalos", fator que pode fazer de Marcelo vítima de uma armação para encobrir uma suposta queima de arquivo.

Veja abaixo a reprodução, em inglês, da notícia veiculada pelo Daily Mail:

(Reprodução/Daily Mail)

Noticias do Meio

A história oficial do ET de Varginha

Investigação do Exército conclui que um morador da cidade foi confundido com um ser de outro planeta e documentos explicam a movimentação anormal de militares na região

Rodrigo Cardoso
img.jpg
 
O Caso Varginha, incidente ufológico apontado como o mais notável do gênero em todos os tempos no Brasil, completa 15 anos em janeiro. Localizada no sul de Minas Gerais, Varginha entrou para o mapa-múndi da ufologia após três garotas relatarem ter ficado frente a frente com um ser extraterrestre. O fascínio da história, além desse contato imediato de terceiro grau, estava ligado a um fato defendido pela comunidade ufológica, que patrocinou uma romaria à cidade mineira. Segundo ela, o Exército brasileiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros teriam capturado em 20 de janeiro de 1996 duas criaturas de outro planeta e as conduzido para análises em hospitais e necrópsia em Campinas (SP). Estas instituições, de acordo com os ufólogos, sonegavam, desde então, a divulgação desses fatos.
 
img1.jpg
 
Com exclusividade, ISTOÉ teve acesso aos dois únicos documentos produzidos pelo governo para apurar as ocorrências e as acusações feitas, principalmente contra militares, durante o caso do ET de Varginha. Trata-se de um Inquérito Policial Militar (IPM) e de uma sindicância arquivados no Superior Tribunal Militar (STM). É na página 334 do material – são 357 no total – que está a história oficial, contada pelos militares para o suposto ET avistado pelas três garotas após sete meses de investigação. Para o tenente-coronel Lúcio Carlos Pereira, encarregado do IPM, elas viram, na verdade, um homem popularmente conhecido como “Mudinho”. Ele costumava ficar agachado (mesma posição em que estaria o ET, segundo os relatos) e provavelmente apresentava algum desvio mental. Segundo o Exército, o ET nunca existiu. Na época, “Mudinho” tinha cerca de 30 anos e morava com a família em frente ao terreno onde as garotas afirmaram ter visto a criatura. Ainda hoje, esse morador é visto regularmente agachado recolhendo objetos do chão, como cigarros e galhos.
img2.jpg
 

“(É) mais provável a hipótese de que este cidadão, estando provavelmente sujo, em decorrência das chuvas, visto agachado junto a um muro, tenha sido confundido, por três meninas aterrorizadas, com uma ‘criatura do espaço’”, escreve ele, que juntou aos autos um estudo fotográfico que simula a semelhança entre o cidadão e o suposto ET.

Uma sequência de fatos ufológicos relatados em uma semana de janeiro de 1996 e uma movimentação incomum de militares em Varginha fizeram especialistas no tema acreditar que seres de outro planeta estiveram na cidade. Primeiro, naves espaciais teriam sido avistadas no céu da região. E, em seguida, correu a história do contato imediato com criaturas e a movimentação de Bombeiros e do Exército para capturar e levar ETs para análises em hospitais (leia quadro na página ao lado).

Em sua sentença, o então promotor da Justiça Militar Antônio Antero dos Santos tachou de inverídicos os fatos atribuídos às instituições militares. Para ele, nenhum órgão estadual e tampouco o Exército estiveram envolvidos em captura e transporte de ETs. “Tudo não passou de mera rotina de trabalho, quando caminhões do Exército saíram do quartel para serviço normal de manutenção numa oficina”, concluiu. 
 
Responsável pela Companhia de Manutenção e Transporte da Escola de Sargentos das Armas (ESA), de Três Corações, a unidade militar que estaria à frente da captura e do transporte dos ETs, o sargento Valdir Ernesto dos Santos teve de se explicar no IPM. E relatou que as viaturas do Exército estavam nas ruas porque, ainda por garantia, eram conduzidas à concessionária Automáco Comercial e Importadora, em Varginha, para fazer manutenção. Uma nota fiscal da concessionária, de 29/01/1996, de R$ 492, foi anexada ao processo. Ela indica a prestação de serviços de balanceamento e alinhamento dos caminhões.
img3.jpg
“Não há prova de que foi capturado 
um ser extraterrestre”
Ubirajara Rodrigues, ufólogo, que acreditou na história do ET e a divulgou em 1996

 


Nos oito dias em que durou a sindicância, em maio de 1996, dentro da ESA, 23 militares foram interrogados. Já no IPM, que ocorreu durante os sete primeiros meses de 1997, oito autoridades – entre membros do Exército, Polícia Militar e Bombeiros – e três civis prestaram esclarecimentos. Um deles, o advogado e ufólogo Ubirajara Rodrigues, hoje com 55 anos, afirmou à ­ISTOÉ que sua postura não é mais a mesma de quando depôs no IPM. “Não há prova de que foi capturado um ser extraterrestre em Varginha”, diz ele. 
Um dos membros da comunidade ufológica mais engajados na história, que atuou entrevistando militares, Rodrigues diz que o Caso Varginha tem todas as características de mito. “Acredito ainda que houve uma série de fatos complexos que envolveram Exército, Polícia Militar, Bombeiros e hospitais. Pessoas disseram que viram, que tocaram em um extraterrestre, mas isso não serve de comprovação científica. Naquela época, a nossa tendência era acreditar que teria sido um ser de outro planeta.”

Então tenente-coronel da ESA, Olímpio Vanderlei Santos depôs no IPM apontado como o chefe e o principal responsável pela equipe que teria capturado a criatura. Atualmente na reserva, aos 60 anos, vivendo em Franca (SP), ele voltou a negar seu envolvimento no caso. “Saíamos de viatura para Varginha porque a cidade era nosso ponto de apoio em termos de manutenção da frota”, diz ele. “Existia um clima de preocupação, colegas se assustaram na época. Fiquei surpreso quando vi meu nome envolvido.”
img4.jpg
 
img5.jpg
ENGANO
ESA e as três garotas que teriam visto o ET
 

Outro fato intrigante do Caso Varginha é a morte de um policial militar supostamente em decorrência de um vírus estranho adquirido de um ET que teria sido capturado por ele. Marco Eli Cherese tinha um quisto debaixo da axila esquerda e já havia algum tempo tinha programado uma cirurgia para retirá-lo, segundo Maurício Antonio Santos, então comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar de Varginha. “O falecimento ocorreu em função de uma forte infecção hospitalar após a operação”, contou o comandante, que fez constar do IPM cópias do laudo médico realizado pelo Instituto de Propedêutica e Diagnóstico de Varginha um dia após a morte do policial. “O ex-soldado Cherese não estava envolvido em nenhuma ocorrência com extraterrestres”, encerrou a testemunha. Fruto de fantasia ou não, o fato é que a cidade mineira abraçou a causa dos UFOs. Uma gigantesca caixa d’água em formato de nave espacial e pontos de ônibus que lembram discos voadores podem ser avistados na cidade. O ET é o mascote de Varginha.
img6.jpg
 

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org