Noticias do Meio

Robô japonês Kirobo pronuncia as primeiras palavras no espaço

Androide foi enviado à ISS para fazer companhia a astronauta japonês.
Kirobo chegou à ISS no mês passado junto com material e mantimentos.

Kirobo, robô astronauta japonês, 'posa' para foto em Estação Espacial Internacional (ISS). (Foto: AFP Photo)Kirobo, robô astronauta japonês, 'posa' para foto em Estação Espacial Internacional (ISS). (Foto: AFP Photo)

'Em 21 de agosto de 2013, um robô deu um pequeno passo para um futuro melhor para todo o mundo', disse Kirobo em uma frase que recorda a pronunciada por Neil Armstrong na Lua em 1969. 'Olá a todos na Terra! Sou Kirobo. Sou o primeiro robô astronauta do mundo que fala. Muito prazer', completou em japonês.
Kirobo, um pequeno robô japonês enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer companhia a um astronauta nipônico, pronunciou as primeiras palavras de um robô no espaço, anunciaram os criadores do androide.
Kirobo olha na direção da Terra em ISS. (Foto: AFP Photo)Kirobo olha na direção da Terra. (Foto: AFP Photo)
Na quarta-feira (4) foram exibidas pela primeira vez as imagens de Kirobo no espaço, durante uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Buenos Aires.
O robô, que pode posar como um atleta, manifestou apoio à candidatura de Tóquio para receber os Jogos Olímpicos de 2020. A capital japonesa disputa a sede com Madri e Istambul. A decisão será anunciada no sábado.
Kirobo chegou à ISS no mês passado com 5,4 toneladas de material e mantimentos para os tripulantes.
Idealizado pelo especialista em robótica Tomotaka Takahashi e desenvolvido por cientistas da Universidade de Tóquio, da Toyota, da Agência de Exploração Espacial (Jaxa) e do grupo publicitário Dentsu, o pequeno Kirobo conversará com naturalidade, em japonês, com o astronauta nipônico Koichi Wakata, que chegará à ISS no fim do ano.
Kirobo é inspirado no 'Astro Boy', personagem de mangá criado pelo desenhista Osamu Tezuka.
O androide, de 34 centímetros de altura e quase um quilo, caminha, reconhece rostos e registra imagens.
O objetivo do projeto Kirobo é estudar em que medida um robô de companhia pode dar apoio moral a pessoas isoladas durante longo período.
Pesquisa quer avaliar se robôs podem dar apoio moral a tripulantes. (Foto: AFP Photo)Pesquisa quer avaliar se robôs podem dar apoio moral a tripulantes. (Foto: AFP Photo
)

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org