Noticias do Meio

Política e Espiritismo

Existe um ditado popular que diz que religião e política não se discutem. Imagina, então, quando os dois assuntos estão entrelaçados: um leque de opiniões e tabus é aberto e as conclusões são inúmeras. Na doutrina espírita não é diferente. Segundo o IBGE, a população espírita no Brasil soma 3 milhões de pessoas e poucas delas atuam neste segmento ou levam a política aos centros espíritas.
Divaldo Pereira Franco, médium e escritor, diz que confunde-se muito o espírita com o espiritismo, que no caso, é apolítico. Mas deixa claro que, o espírita, como cidadão, tem seus direitos e deveres: “Temos o direito e dever de votar e ser votado. Obedecendo as leis estabelecidas, devemos manifestar nossa opinião especialmente diante das arbitrariedades, situações deploráveis que são impostas, às vezes, por governos arbitrários e injustos.”, diz.
Bezerra de Menezes, conhecido como “O Médico dos Pobres”, exerceu, em sua época, a função de deputado. Dizia ele que a política não é uma especulação dos homens, é uma religião: “A religião da Pátria, tão sagrada e obrigatória como o culto das verdades eternas que constitui a religião de Deus”.

Preconceito na Casa Espírita
A opinião sobre política na casa espírita ainda é muito dividida. Ivan da Cunha, professor universitário e comunicador da Rádio Boa Nova, viveu bem de perto o preconceito durante a época que se candidatou a vereador na cidade de São Paulo: “passei a ser obsidiado por todos.”, conta, com bom humor.
Segundo ele, devemos atentar que política não é doença e que devemos superar nossos preconceitos: “Falar de política no Centro Espírita não fere de maneira alguma o zelo doutrinário, visto que a obra espírita, em especial O Livro dos Espíritos, é um livro político.”, completa.

Sugestão de Leitura
O Livro dos Espíritos: Lei do Trabalho, Lei de Sociedade e Lei do Progresso.
Espiritismo e Política, de Aylton Paiva

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org