Noticias do Meio

Proteína mais antiga, de 4 bilhões de anos, é recriada em laboratório
 

Uma proteína primitiva mais antiga, que existiu há 4 bilhões de anos, foi recriada em laboratório por cientistas na Universidade de Granada, na Espanha. O estudo sobre o feito foi publicado no periódico Structure. Os pesquisadores reconstruíram a estrutura de moléculas da tioredoxina, uma proteína responsável por muitas funções celulares cruciais a duas formas de organismos, há 4 bilhões de anos: os procariontes (que não apresentam divisão celular) e os eucariontes.

Para recriar essa proteína, a equipe analisou todas as suas versões existentes e mapeou as diferenças até chegar a um ponto comum, tanto para eucariontes como para procariontes. O passo seguinte, foi descobrir a sequência de aminoácidos mais antiga já encontrada na tioredoxina.

De acordo com os envolvidos no estudo, a estrutura recriada mostrou-se bastante estável e resistente a ambientes altamente ácidos, ficando próxima do que seria o nosso planeta há 4 bilhões de anos.

A grande questão é que não há como saber o quanto a tioredoxina recriada difere da original, já que não há uma fonte para fazer uma comparação. Enquanto isso, a ciência avança mais um pouco em meio ao mistério sobre a formação da vida no nosso planeta.
- See more at: http://noticias.seuhistory.com/proteina-mais-antiga-de-4-bilhoes-de-anos-e-recriada-em-laboratorio#sthash.DEA2oMVn.dpuf

Conheça o airbag que protege pedestres
 


A montadora sueca Volvo, umas das mais conhecidas por suas constantes inovações tecnológicas, deu um grande passo a frente no sistema de segurança de seus veículos. A marca anunciou uma implementação que pode revolucionar o mercado automobilístico.
Trata-se um novo airbag dianteiro. O dispositivo compacto tem como objetivo cobrir o pára-brisa para proteger pedestres, diminuindo o impacto em casos de colisão.
O primeiro modelo de carro do mundo a contar com este avanço é o Volvo V40 hatchback. O funcionamento deste airbag é muito similar aos já existentes, sendo ativado imediatamente quando sensores no pára-choques dianteiro registram algum impacto.
Neste caso, o mecanismo libera a abertura de uma tampa. É por ela que o airbag se expande em milésimos de segundos, cobrindo todo o pára-brisa. De acordo com os testes, o dispositivo minimiza substancialmente o impacto. A redução das lesões que poderiam ser provocadas é drástica.
Esta nova medida de segurança faz parte de uma estratégia que a Volvo pretende alcançar até 2020. A empresa quer garantir que nenhuma pessoa venha a morrer ao se envolver em um acidente com um de seus modelos.
Herakleion e outras grandes descobertas de cidades submarinas
Herakleion e outras grandes descobertas de cidades submarinas
Há pouco tempo atrás, uma equipe de pesquisadores do Instituto Europeu de Arqueologia Submarina descobriu Herakleion, uma cidade submersa na costa do Egito, que permaneceu escondida nas profundezas dos oceanos por mais de 1200 anos. As imagens desta grande descoberta são surpreendentes e o achado leva pesquisadores a reescrever a história da região, assim como já ocorreu ante outros fascinantes achados submarinos. Você lembra quais foram? Veja abaixo a lista que o HISTORY preparou para você:
1 - A cidade perdida de Dwaraka: a lendária cidade de Krishna, com 12 mil anos, foi encontrada sob sob as águas da costa do ponto ao extremo oeste da Índia.
2 - As ruínas de Yonaguni: descobertas ao acaso em 1987 por um instrutor de mergulho, ela engloba uma área de 150 por 300 metros e, entre os vários achados, foram encontrados partes de um castelo, um arco do triunfo, cinco templos e um estádio, todos conectados por estradas, canais de água e cercada por muros altos. Estas ruínas têm pelo menos cinco mil anos de idade.
3 - Pavlopetri: esta cidade submersa na costa sul da Grécia é a mais mais antiga do mundo. Seu auge aconteceu na mesma época em que nascia a sociedade ocidental e depois ela mergulhou, literalmente, no fundo do mar, com ruas e edifícios intactos.
4 - Atlântida: Os pesquisadores Paul Weinzweig e Pauline Zalitzki afirmam ter encontrado ruínas submersas da mítica Atlântida na costa de Cuba. A descoberta ocorreu 182 metros abaixo da superfície do mar, e os pesquisadores não duvidam que esta gigantesca cidade submarina, adjacente ao Triângulo das Bermudas, com suas esfinges, pirâmides e outras estruturas misteriosas não seja mesmo a lendária Atlântida.
Assista ao vídeo:

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org