TRANSMUTAR CONHECIMENTO EM SABEDORIA

Sabedoria: a síntese do amor e conhecimento. (Divaldo Pereira Franco)

Ser sábio é não fazer do mundo um fim, quando ele não é senão um meio. (Pietro Ubaldi)

O conhecimento reside em cabeças com pensamentos alheios. A sabedoria em mentes que refletem por si mesmas. (Helena Petrovna Blavatsky)

A verdadeira sabedoria não apenas abrange a maneira de pensar e de agir da pessoa, mas também preocupa-se com as relações entre pessoas e com o ordenamento da sociedade. (N. Sri Ram)

Evita, domina, foge de tudo o que não for o bem! Isso desagradará aos insensatos, porém agradará aos sábios. (Dhamapada – Buda)

Da mesma forma que a rocha não é abalada pela tempestade, o sábio se mantém impertubável diante das censuras, ou dos elogios. (Dhamapada - Buda)

Em qualquer circunstância, o sábio não emprega palavras fúteis, nem se deixa levar pelo desejo; a dor e a alegria não o alteram. (Dhamapada – Buda)



Informações possuem pouco valor se não vivermos o que se entende ser correto. O conhecimento genuíno fundamenta-se na vivência e na consciência plena, o que resulta na sabedoria.

A sabedoria é a expressão pura do conhecimento direto da realidade. Emerge do interior do ser à medida que a consciência se expande e o conhecimento se torna vivenciado. A sabedoria está além da erudição, pois esta se constitui de informações geralmente teóricas.

A sabedoria fala tanto pelo silêncio quanto pela palavra e é transformadora e infinita, manifestando-se em graus de aprofundamento.

É fruto da união consciente da personalidade (nosso eu atual) com a alma (o "eu" superior permanente), e estimulada pelo amor à verdade.

O conhecimento pode apenas condicionar as pessoas mal preparadas para uma vida útil, mas sem objetivo. O condicionamento torna-se nefasto quando é visto apenas como posse, um fim e não como um caminho, um meio. Ao contrário, a sabedoria é liberdade e objetivo pleno.

Na realidade, a sabedoria tem como missão não somente a sabedoria em si mesma, mas também a erradicação das causas do sofrimento.

Sabedoria, portanto, é o conhecimento amplificado pelo amor, pela revelação (a herança espiritual da humanidade), pela compaixão e por um propósito elevado e em conformidade com o Plano Divino.


Prof. Hermes Edgar Machado Jr. (Issarrar Ben Kanaan)



Fonte da Imagem: Acervo de autoria pessoal

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org