Noticias do Meio

Separação: o desafio de ser pai

Conceber um filho requer disponibilidade interna, tanto do pai quanto da mãe. Entretanto, o que vemos crescer entre as famílias é o número de casais separados, no qual, em grande parte, somente a figura da mãe serve de referência para a criança. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada ano 200 mil crianças se deparam com a separação dos seus pais nas regiões metropolitanas do Brasil.
Com base nesta pesquisa, percebemos que o modelo de estrutura familiar está cada vez mais variado (mãe solteira, pai solteiro, pais homossexuais, etc.), mesmo com este contexto atual, não devemos esquecer que a importância do pai é fundamental, pois apesar do amor materno ser indispensável, o amor de pai contribui tanto quanto, além de aumentar a autoestima e ser considerado um exemplo forte no desenvolvimento do filho.
É importante deixar claro para os filhos, caso haja separação entre o casal, o motivo da desunião para que sejam amenizadas possíveis consequências psicológicas indesejáveis e até mesmo que possam acarretar problemas no sistema imunológico no futuro. Explicar de forma clara e transparente o que aconteceu com o restante da família, fazendo com que a criança não tenha um sentimento de rejeição, é a solução ideal.

Missão da Paternidade segundo o espiritismo
A missão de criar e educar os filhos é um compromisso assumido pelos pais desde o plano espiritual e conforme nos esclarece a obra O Livro dos Espíritos, pergunta 775, o egoísmo ainda é a principal causa de grande parte das separações e problemas familiares.
E dentro da família, as relações de simpatia, empatia e afeição, em contraposição àqueles de distância, não simpáticas ou mesmo aversão, evidenciam a oportunidade que as Leis da Vida, através da reencarnação, proporcionarão o reencontro para o acerto de Amor.
Vale lembrar: Família ideal não existe, os desafios sempre existirão. Neste caso, o diálogo sempre foi e sempre será o caminho mais adequado para que a harmonia e a união estejam constantemente presentes nos lares.
 Nota da redação: Aos pais, presentes fisicamente ou espiritualmente, desejamos um feliz dia dos pais e que todos possam permanecer transmitindo a luz de suas experiências a todos os seus filhos.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org