Noticias do Meio

Choque de estrelas mortas originou ouro na Terra

CHOQUE DE ESTRELAS MORTAS ORIGINOU OURO NA TERRA



Há muito tempo que a origem do ouro existente na Terra faz parte de um mistério que tenta ser desvendado pela humanidade e pelos cientistas. Descartada a hipótese de que este elemento químico seria resultado de alguma fusão dos núcleos estrelares (já que ali são criados elementos leves, como o carbono, e não pesados, como o ouro), acreditava-se que o ouro poderia ter origem de uma explosão de supernova, uma hipótese possível, mas que não poderia explicar a quantidade de ouro existente na Terra.

Uma década atrás, alguns pesquisadores começaram a levantar a hipótese de que o ouro (assim como a platina e outros metais pesados) teria se formado a partir do choque e da fusão de estrelas de nêutrons. Agora, observações realizadas pelo especialista do Centro de Astrofísica  Harvard Smithsonian, com uso do telescópio Swift, da Nasa, confirmaram esta teoria quando foram detectadas estas violentas explosões, que ocorreram antes do surgimento do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos.

O pesquisador Edo Berger, envolvido no estudo, definiu esta impressionante descoberta com uma notável precisão poética: "as pessoas andam por aí com um pedacinho do Universo ... "

Artigo relacionado

Centro de Astrofísica Harvard Smithsonian
 
O

O "MISTERIOSO" CAIXÃO ENTERRADO PERTO DO REI RICARDO III



Um enigmático caixão de pedra do século 14 foi encontrado próximo ao corpo do rei Ricardo III por arqueólogos da Universidade de Leicester, no Reino Unido. A escavação aconteceu em um estacionamento em Leicester.

O incomum caixão é o único de pedra encontrado completamente intacto. A tampa de chumbo já foi foi levantada, e não há sinais de identificação, dizem os arqueólogos. Suspeita-se que ali esteja enterrado um cavaleiro medieval ou algum poderoso franciscano do mosteiro de Greyfriars, que existia ali há séculos.

O caixão misterioso foi desenterrado na mesma época que o esqueleto de Ricardo III, porém os estudos se concentraram no rei, que teve o corpo exumado em setembro de 2012. O monarca, retratado como um tirano por William Shakespeare, governou a Inglaterra somente por dois anos no século 15 e morreu na Batalha de Bosworth, em 1485. Agora a grande dúvida é: quem foi enterrado ao lado do rei?

Artigo relacionado

Universidade de Leicester

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org