Noticias do Meio

EQM – Experiência de Quase Morte

A definição encontrada sobre EQM é de uma experiência onde ocorre a morte clínica de uma pessoa, e esta “retorna” com lembranças do período em que esteve “morta”. Essas lembranças podem ser da sala onde o corpo se encontra e os procedimentos médicos realizados durante o período da “morte”, experiências fora do corpo (EFC) onde a pessoa se vê fora do corpo que ali se encontra morto, o “túnel”, por onde o indivíduo é projetado e atraído, seres de luz, parentes e amigos já desencarnados e a relutância em retornar.
A EQM foi classificada como consequência de diversos fatores pela medicina, como baixa oxigenação do cérebro, efeito de anestesia e outras medicações, alucinação, ou mecanismo de defesa perante o medo da morte.  Essas teorias foram mais tarde refutadas por Raymond A. Moody Jr, psiquiatra, psicólogo, parapsicólogo e filósofo, em seu livro “Vida Depois da Vida”, onde através de uma pesquisa com centenas de pessoas pôde concluir a sobrevivência do espírito humano após a morte.
A Doutrina Espírita nos traz que a EQM é verdadeira “segunda chance”, onde ocorre a renovação da consciência da pessoa que passa pela experiência, visto que em 80% dos casos os efeitos da EQM são positivos, modificando para melhor a vida das pessoas que a vivenciaram, e também das demais que convivem com ela, servindo como um exemplo de mudança.
Cabe dizer que nem toda experiência de quase morte pode ser classificada desta maneira, sendo algumas um desprendimento temporário do espírito e do corpo, para então haver depois o desenlace definitivo. Diversos relatos de familiares e pessoas próximas, no entanto revelam que ao “retornar”, a pessoa revela uma imensa paz e calma ante a situação do desencarne próximo, podendo em alguns casos prever o desencarne.
A Experiência de quase morte, como toda a experiência extracorpórea pode ser considerada como parte do processo de vida e além-vida, onde, variando de indivíduo a indivíduo, tem-se a chance de uma experiência única.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org