Noticias do Meio

Plantas luminescentes irão substituir lâmpadas

Foto: Universidade de Cambridge
Criar plantas luminescentes para iluminar cômodos domésticos e ruas sem lâmpadas elétricas pode ser uma realidade num futuro mais próximo do que você imagina. O KickStarter, site norte-americano de financiamento coletivo, tem um projeto baseado nessa ideia - trocar as lâmpadas atuais por plantas que emitem luz.
Esse sistema, mais eficiente, seria baseado em biologia sintética, engenharia genética e biotecnologia. Os cientistas querem aproveitar a bactéria Vibrio fischeri, um organismo "primo" da bactéria causadora do cólera.
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Cambridge identificou genes de interesse no Vibrio fischeri. Genes de interesse são a parte do genoma da bactéria que poderá ser usada para manipular geneticamente as plantas escolhidas. Os pesquisadores ressaltam que essas plantas ainda geram baixa luminosidade, mas ao melhorá-las geneticamente isso pode ser potencializado.
Avanços na biotecnologia irão resolver problemas ambientais, como a emissão crescente dos gases causadores do efeito-estufa por causa da necessidade humana por energia e a poluição gerada pela produção das lâmpadas usadas atualmente. Isso poderia atenuar o problema das mudanças climáticas. Curtiu a ideia? (vi no New York Times)

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org