Noticias do Meio


O Transtorno Bipolar

A questão do transtorno bipolar tornou-se presente na nossa sociedade atual, sendo diagnosticado um número cada vez mais crescente de casos, apresentado por algumas mídias como preocupante.
Mas o que viria a ser o transtorno bipolar?
Segundo o conceito clínico, o transtorno ou distúrbio bipolar é caracterizado por estados extremos de humor, variando entre acessos de extrema euforia e agitação a casos de profunda depressão. Pode ter causas genéticas, não necessariamente determinantes da doença, comportamentais e ambientais, que contribuem constantemente para o aumento do número de casos na atualidade.
Os comportamentos que desencadeiam o distúrbio podem ser listados, entre outros, como o consumo excessivo de cafeína, redução do tempo de sono, stress, consumo de substâncias ilícitas, remédios para emagrecer entre outras substâncias. Mudanças hormonais também podem ser causas potenciais entre as mulheres, em situações como parto, gravidez, ciclos menstruais e diversas outras situações.
É importante o diagnóstico através de um profissional capacitado, uma vez que a racionalização do problema pode camuflar o verdadeiro motivo das crises.
A presença do transtorno bipolar ocorre em todas as fases da vida, entre elas a infância e adolescência, onde os transtornos são associados erroneamente a déficits de atenção, ou hiperatividade. As crises durante a infância são mais constantes, se comparadas aos adultos, onde um adulto tem uma média de quatro crises ao ano, enquanto uma criança tem 1500. A importância do diagnóstico é essencial, e quanto mais cedo for realizado, menos transtornos trará a criança.
O tratamento, realizado através da medicação e da terapia é um método eficiente de prevenir e evitar eventuais crises, visto que deve haver o acompanhamento clínico afim de não comprometer a saúde mental com excessivas crises.
Assim sendo, cabe a conscientização a respeito do tratamento e da importância do diagnóstico adequado, uma vez que, com a ajuda de profissionais da área, a questão deixa de ser um motivo de preocupação.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org