Noticias do Meio


UMA TORNOZELEIRA PARA AJUDAR NA LUTA CONTRA O ALCOOLISMO



Disfarçada por baixo de uma calça comprida, a “tornozeleira-bafômetro” pode medir em tempo real, o consumo alcoólico de quem a utiliza. A peça é uma das mais recentes ferramentas lançadas na Inglaterra, que a emprega para monitorar remotamente a ingesta alcoólica de determinados indivíduos. 
A tornozeleira mede a temperatura do corpo e o suor da pele da pessoa, para determinar se houve consumo alcoólico e seu grau, transmitindo os dados a uma central. Ao invés de estar limitado a analisar somente um determinado momento do dia, o aparelho pode fornecer informação completa de vários dias, com um nível de precisão altíssimo, testado e comprovado durante sua etapa de desenvolvimento.
Atualmente, a “tornozeleira-bafômetro” é empregada pelo setor judicial, para monitorar pessoas cumprindo sentenças em centros de desintoxicação e tratamentos contra o alcoolismo, entretanto, poderá eventualmente ser utilizada no combate à condução de veículos por motoristas alcoolizados
.

ECLIPSE VAI TRANSFORMAR O SOL EM "ANEL DE FOGO" CÓSMICO


Eclipse vai transformar o Sol em "anel de fogo" cósmico
A Lua vai bloquear o Sol em um espetacular eclipse nesta semana - o evento celestial vai transformar o Sol em um "anel de fogo" cósmico durante o dia. O eclipse do Sol, também chamado de eclipse anelar ou circular, vai acontecer nesta quinta e sexta-feira, dependendo do local no planeta. Se o tempo permitir, o eclipse será visível em algumas partes da Austrália e no sul do Oceano Pacífico, onde será sexta-feira no horário local.
Enquanto aproximadamente 95% do Sol está coberto pela Lua no auge do eclipse, o céu não estará completamente escuro em nenhum momento para a observação a olho nu. Por esta razão, é necessário proteger os olhos com lentes ou filtros de câmeras e telescópios ou qualquer outro método de proteção, mesmo durante o momento máximo do eclipse, quando o Sol será ofuscado pela silhueta da lua.
No restante do mundo, será possível captar um pouco do eclipse graças ao acompanhamento online do fenômeno pela Câmera do Espaço Slooh. A transmissão está prevista para esta quinta-feira, a partir de 17h30 (horário de Brasília).
Outros eclipses em 2013
No dia 24 de maio um eclipse parcial da Lua poderá ser visto na Ásia Central, no Oeste da Austrália e no Lesta da Europa e África. Além disso, no dia 3 de novembro, está previsto um raro eclipse solar híbrido - um eclipse anelar que irá transitar para um eclipse total. O fenômeno será visível no norte do Oceano Atlântico e na zona equatorial da África
.

VOZ DE ALEXANDER GRAHAM BELL É RECUPERADA DE UMA GRAVAÇÃO EM CERA, DE 1885


A notícia veio dos Estados Unidos como se houvesse viajado no tempo: após mais de um século de silêncio, a voz do célebre inventor Alexander Graham Bell foi resgatada de um pequeno cilindro de cera e reproduzida, com auxílio de tecnologia digital. Ocorre que entre 1880 e 1886, Alexander Bell trabalhou incansavelmente na pesquisa de registros sonoros utilizando diversos materiais, entre eles cera, metal e gesso. As experiências dele e de seus colaboradores foram registradas em diferentes oportunidades. Em 2011, com o auxílio de diversos especialistas, o material foi resgatado e deu-se inicio uma análise minuciosa que contou com a utilização de um escâner em 3D.  Finalmente, os registros deixados há um século puderam finalmente ser ouvidos: sequências de números, canções infantis e até mesmo um monólogo de Hamlet estavam entre as gravações. De repente, para surpresa geral aconteceu o inesperado: a voz do próprio Alexander Graham Bell. Você também pode ouvir agora, clicando aqui.

 MISTERIOSO PEIXE-LUA É CAPTURADO NO URUGUAI POR ACIDENTE


Misterioso peixe-lua é capturado no Uruguai por acidente
Uma das espécies mais misteriosas do oceano foi capturada recentemente por acidente por um pescador na costa do Uruguai. Trata-se de um Mola mola, também chamado de peixe-lua, o maior peixe ósseo conhecido, chegando a atingir três metros de comprimento e cerca de 2,3 toneladas. Especialistas afirmam que um peixe deste tipo não era encontrado naquelas águas desde 1917.
Por causa do seu tamanho e também das suas barbatanas, este peixe pode ser confundido com um tubarão quando observado da superfície. Com uma alimentação à base de zooplâncton e pequenos peixes, sua carne é apreciada em alguns tipos de culinárias, mas ela também possui algumas toxinas.
Misterioso peixe-lua é capturado no Uruguai por acidente
Este peixe pode viver a uma profundidade entre 600 e 1.000 metros. O peixe-lua também costuma ir à superfície para boiar e isso pode resultar em um choque contra pequenas embarcações. Esta espécie já foi algumas vezes encontrada no litoral do Brasil, como em Pernambuco, em 2006.
O peixe capturado no Uruguai pesa em torno de 2 toneladas e será analisado por cientistas da Faculdade de Ciências da Universidade da República. Os resultados serão apresentados em outubro, no XV Congresso da Associação Latino-Americana para pesquisadores de ciências marinhas, em Punta del Este, no Uruguai.  Artigo relacionado

CARRO VOADOR ESTÁ PRONTO PARA DECOLAR!


A Terrafugia, empresa composta por graduados do Massachusetts Institute of Technology (MIT), espera lançar em 2015 um novo veículo capacitado para as ruas e estradas, além de voar como um pequeno avião.
Trata-se do Terrafugia TF-X, um automóvel híbrido no qual a equipe vem trabalhando há sete anos. Diferentemente de outras empresas, a Terrafugia foi a única que obteve bons resultados em um carro que mantivesse a praticidade da direção de um automóvel na hora e voar, portanto o modelo é inovador em sua categoria. Uma de suas principais características é a possibilidade de decolar e aterrissar verticalmente, eliminando a necessidade de uma pista para pouso e decolagem.
E tem mais, no momento de ascensão o veículo faz as manobras praticamente sozinho, com intervenção mínima do condutor. Mesmo assim, o piloto/motorista deverá possuir uma licença de piloto, exigência feita para qualquer conduzir qualquer transporte elevado do solo. O valor estimado do Terrafugia TF-X está em torno de US$ 300.000,00 e o carro contará com um sistema elétrico e um motor a combustão, que deverá atingir os 320 km/h, com uma autonomia de 800 quilômetros
.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org