Noticias do Meio


GIGANTESCO FURACÃO DE SATURNO É FLAGRADO POR SONDA


Gigantesco furacão de Saturno é flagrado por sonda
Um furacão gigantesco localizado no polo norte de Saturno pode ajudar os pesquisadores a compreender como estes fenômenos meteorológicos se formam na Terra. As imagens deste furacão foram obtidas pela sonda Cassini, um projeto das agências espaciais da Europa (da sigla ESA), dos EUA (Nasa) e da Itália (ASI).
As imagens obtidas em novembro de 2012 revelaram que o olho do furacão está ativo há pelo menos sete anos e sua extensão é de dois mil quilômetros. Diante disso, estima-se que o furacão seja 20 vezes maior do que os registrados na Terra. Além disso, este fenômeno de Saturno está estacionado do polo norte do planeta, enquanto que os eventos desde tipo que ocorrem na Terra geralmente se deslocam em direção aos polos.
Gigantesco furacão de Saturno é flagrado por sonda
As imagens obtidas também permitiram concluir que o furacão de Saturno é cercado por nuvens finas e brilhantes, que se movimentam a 540 km/h. Ou seja, a tempestade apresenta ventos que sopram com intensidade quatro vezes maior se comparados com os que ocorrem na mesma situação na Terra.
Artigo relacionado

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org