Noticias do Meio


Cientistas localizam água oxigenada na superfície de lua de Júpiter

Peróxido de hidrogênio poderia criar fonte de energia para vida em Europa.
Superfície da lua já tem substâncias como água, carbono e nitrogênio.

Imagens feitas pela Nasa de Europa, lua de Júpiter (Foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)Imagens feitas pela Nasa de Europa, lua de Júpiter (Foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)
Cientistas descobriram peróxido de hidrogênio – conhecido popularmente como água oxigenada – "abundante" na superfície de Europa, uma das luas de Júpiter. A substância poderia funcionar como uma importante fonte de energia para micro-organismos.
Essa água oxigenada foi identificada em pontos da superfície de Europa, longe dos oceanos. No entanto, caso ela caia nos oceanos, uma reação química geraria oxigênio suspenso na água, e esse oxigênio possibilitaria a respiração de organismos vivos.Não existe confirmação de que haja vida na lua, mas ela é considerada pelos cientistas como uma das principais candidatas a abrigar vida no Sistema Solar, fora da Terra. Além de água – que existe no estado líquido por baixo de uma crosta de gelo nos oceanos –, o corpo celeste contém em sua superfície carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre, elementos essenciais para o surgimento da vida.
“A disponibilidade de oxidantes como o peróxido [de hidrogênio] na Terra foi uma parte fundamental da ascensão de formas de vida complexas e multicelulares”, afirmou Kevin Hand, do Laboratório de Propulsão de Jatos da Nasa e autor principal do estudo, publicado pela revista científica “Astrophysical Journal Letters”.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org