Noticias do Meio


NOVA TEORIA TENTA EXPLICAR MISTERIOSO SURGIMENTO DOS MAIAS

Nova teoria tenta explicar misterioso surgimento dos maias
O surgimento da civilização maia ainda é um dos grandes mistérios da arqueologia a ser desvendado pelos pesquisadores. Até então, havia duas principais teorias que explicavam como esta exuberante cultura teria surgido em torno do ano 2.000 a.C.
A primeira hipótese sugere que os maias teriam se desenvolvido por conta própria nas florestas onde hoje estão o sudoeste do México, Guatemala e Belize. A outra defende que houve uma "cultura-mãe", no caso a Olmeca, um povo que vivia na costa do Golfo do México, que teria como centro principal a cidade de La Venta. Contudo, todas estas teorias podem cair por terra com uma nova análise de estruturas encontradas na cidade maia de Ceibal, na Guatemala.
De acordo com estudos prévios, os maias começaram a ocupar as planícies do Sul do México entre 1000 e 700 a.C., quando os Olmecas já estavam localizados nas regiões próximas. Por conta disso, os antropólogos acreditavam que eles teriam servido como inspiração aos maias, já que La Venta, por exemplo, tem arquitetura parecida com a Ceibal.
A questão é que após um exame de datação de carbono de estruturas cerimoniais encontradas na cidade maia, pode-se concluir que elas foram construídas até 200 anos antes de La Venta atingir seu auge, de acordo com o estudo publicado na última semana pela revista Science.
Por conta disso, os pesquisadores acreditam que, na verdade, os maias devem ter tido uma origem multicultural, pois, além dos olmecas, eles podem ter recebido influências dos povos da região central de Chiapas e do sul do Pacífico. Os pesquisadores acreditam que a partir disso será necessária uma reavaliação do estudo da história dos maias já que sua complexidade ainda está longe de ser decifrada por completo.

FIM DE SEMANA TERÁ ESPETÁCULO DE METEOROS

Fim de semana terá ápice de chuva de meteoros
O começo do mês de maio reserva mais um espetáculo para quem é fã de chuvas de meteoros ou das populares "estrelas cadentes". Para o próximo final de semana, está prevista a atividade máxima da Eta Aquárida ou Eta Aquarídea, que tem o radiante localizado na constelação de Aquarius. Este ano, o auge do espetáculo será na noite do dia 4 e na manhã do dia 5 de maio, quando poderão ser observados até 20 meteoros por hora. Esta chuva de meteoros deve início no último dia 21 e seguirá até 12 de maio, contudo, neste final de semana o fenômeno atingirá o seu ápice de atividade.
Estes meteoros poderão ser visualizados em quase todas as partes do planeta, contudo, no Hemisfério Sul esta observação deve ser melhor, em especial próximo à linha do Equador. O melhor horário para ver os meteoros será entre 4h e o nascer do Sol. Você pode localizá-los sem a ajuda de equipamentos e, de preferência, longe das luzes da cidade.
O fenômeno está associado ao cometa 1P/Halley, que só passa pelo Sistema Solar a cada 76 anos. Sua última visita foi em 1985 e a próxima deverá ser no dia 28 de julho de 2061. O cometa deixa partículas de poeira em sua trajetória e todo ano a Terra passa pelo seu rastro. Esta poeira é atraída pela gravidade da terra entrando na atmosfera. O mais antigo registro de observações é do ano 401, mas também há registros nos anos 839, 927, 934 e 1009.

OS PRÓXIMOS TABLETS SERÃO OPERADOS COM A MENTE


Desde seu lançamento, dos primeiros protótipos até os modelos mais modernos, os tablets foram incorporando tecnologias para facilitar nossa interação e acomodar nossa exigência por comodidade e rapidez.
Já contamos com reconhecimento de voz, tela táctil e diversos comandos como piscar de olhos e movimentos para conectarmos ao mundo virtual. Entretanto, algumas companhias líderes de mercado asseguram que o próximo grande passo tecnológico, foco de diversos cientistas para os computadores das novas gerações, será o controle através do pensamento.
Um trabalho de pesquisa feito em colaboração entre a Samsung e cientistas norte-americanos, demonstrou como um usuário poderia acionar um aplicativo ao concentrar-se sobre a tela de um tablet.  Durante os estudos, o resultado foi obtido com a utilização de eletrodos ligados ao couro cabeludo. Atualmente, empresas como a IBM se concentram em pesquisas de diferentes métodos e tecnologias do controle mental através de dispositivos eletrônicos.
Tudo indica que o poder do pensamento será o grande passo no mundo tecnológico.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org