Noticias do Meio


O incrível e imenso

O INCRÍVEL E IMENSO "BURACO DA GLÓRIA" NA CALIFÓRNIA



De início pode parecer uma imagem assustadora: um imenso buraco com 22 metros de diâmetro, uma espécie de vertedouro, próximo à margem de um lago artificial. Na realidade, o chamado "buraco da Glória" (em uma tradução livre do popularmente conhecido Glory Hole) nada mais é do que um dispositivo de segurança da barragem de Monticello, no condado de Napa, na Califórnia.

A barragem, construída entre 1953 e 1957, conta com um imenso sumidouro de concreto que faz o escoamento do lago Berryessa quando o nível da água atinge o limite de segurança, com o objetivo de evitar inundações. Este é o maior buraco do mundo com estas características e raramente esse "fenômeno" pode ser acompanhado.

 
Encontrado primeiro sinal de matéria escura no espaço

ENCONTRADO PRIMEIRO SINAL DE MATÉRIA ESCURA NO ESPAÇO


Um excesso de antimatéria foi encontrado em raios cósmicos do espaço, de acordo com informação divulgada por pesquisadores da Estação Espacial Internacional. Trata-se da primeira real evidência de matéria escura, contudo ainda há muita coisa a ser discutida pelos astrônomos sobre o assunto e outras hipóteses precisarão ser descartadas para que essa descoberta seja confirmada. Ou seja, um longo debate está por vir.

O achado foi apresentado no seminário no CERN e um estudo será publicado no jornal Physical Review Letters. A descoberta, feita pelo Espectrômetro Magnético Alfa (AMS, na sigla em inglês), teve como base a análise de 25 bilhões de eventos, capturados por um ano e meio. Esta é a maior coleção de partículas de antimatéria registrada no espaço.

A matéria escura é identificada por provocar efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas e galáxias, porém, ela nunca foi vista pois não reflete a luz. Por conta disso é um dos grandes mistérios da física moderna e responsável por um quarto do Universo, ou 26,8% de sua densidade.

Artigo relacionado

CERN

Physical Review Letters

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org