Noticias do Meio (IMPO)


Morre ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher

Ela comandou a Grã-Bretanha de 1979 a 1990 (Foto: Reuters)Londres, 8 abr /A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu nesta segunda-feira (08) aos 87 anos vítima de um acidente vascular cerebral, informou seu porta-voz, lorde Bell.
"Com grande tristeza Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã", disse Bell em um breve comunicado.
Conhecida como a "Dama de Ferro", Thatcher foi a única mulher que chegou ao posto de primeira-ministra no Reino Unido e ficou no poder entre 1979 e 1990. Foi durante seu mandato, em 1982, que ocorreu a Guerra das Malvinas, que envolveu a Argentina a o Reino Unido.
O atual primeiro-ministro do Reino Unido, o conservador David Cameron, que se encontra em Madri, expressou seu pesar em sua conta do Twitter pela morte da antiga governante.
"Com grande pesar me inteirei da morte de Lady Thatcher. Perdemos uma grande líder", afirmou Cameron.
A antiga chefe de governo britânico, que entrou na política em 1959 ao ser eleita deputada pelo distrito londrino de Finchley, sofria de alzheimer e estava há vários anos reclusa em sua casa no centro de Londres.
Nascida Margaret Roberts, Thatcher teve uma carreira meteórica após se tornar parlamentar, o que permitiu a ela chegar a liderança do partido Conservador em 1975, quando venceu Edward Heath, que foi primeiro-ministro entre 1970 e 1974.
Após ganhar as eleições gerais em 1979, Thatcher conseguiu mais dois mandatos, em 1983 e 1987.
Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.
Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.
Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a "Dama de Ferro" apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista. EFE

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org