Noticias do Meio


VOCÊ SABE QUAL A IDADE DA ESTRELA MAIS VELHA DO UNIVERSO?

Você sabe qual a idade da estrela mais velha do Universo?

Você teria algum palpite para a idade da estrela mais antiga já descoberta pela ciência? De acordo com pesquisadores da Nasa, a estrela mais "idosa" do Universo teria algo em torno de 14,5 bilhões de anos, com margem de erro de 0,8 bilhão para mais ou para menos, ou seja, sua idade pode oscilar entre 13,7 e 15,3 bilhões de anos.

Localizada a 190 anos-luz da Terra, o nome desta anciã é "Estrela Matusalém" ou HD 140283. Previamente, estimava-se que a estrela tinha 16 bilhões de anos, contudo novas observações do telescópio Hubble deixaram a estrela um pouco "mais jovem".

Com a idade reavaliada, a medição permite que a existência da Matusalém seja mais compatível com a idade do Universo, calculada em 13,8 bilhões de anos aproximadamente. Certo é que esta estrela está nas primeiras fases de se expandir para se tornar em uma gigante vermelha.

Artigo relacionado

Nasa

 
Sol registra atividade abaixo do previsto, anuncia Nasa

SOL REGISTRA ATIVIDADE ABAIXO DO PREVISTO, ANUNCIA NASA



De acordo com a Nasa, a atividade do Sol este ano está abaixo daquela prevista pelos astrônomos. O ano de 2013 é considerado o "máximo solar", uma época de pico de atividade após um período de 11 anos, quando há um aumento na ocorrência de manchas na superfície da estrela. Até o momento, contudo, este pico de energia não aconteceu, assim como a incidência das manchas está abaixo da atividade registrada em 2011. Fora isso, as fortes explosões na parte mais externa do Sol também não são frequentes.

De acordo com a imagem que ilustra este texto, obtida no dia 28 de fevereiro, pela sonda Observatório Solar Dinâmico (SDO), da Nasa, foram detectadas algumas pequenas manchas em uma região que, durante os picos de atividade, ficaria repleta de pontos escuros.

Mesmo passando por uma atividade considerada "baixa", esta semana uma grande erupção solar enviou radiação em direção a Marte, o que fez com que a Nasa desativasse por um curto período o robô Curiosity.

Artigo relacionado

Daily Mail

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org