Noticias do meio

Um retrato quase perfeito da infância do Universo

UM RETRATO QUASE PERFEITO DA INFÂNCIA DO UNIVERSO



Pesquisadores da Agência Espacial Europeia usaram as informações obtidas ao longo de quatro anos pela sonda espacial Planck para desenvolver o retrato mais perfeito do Universo, desde o momento de sua "infância". Este mapa se baseia na observação detalhada da radiação microondas de origem cósmica que era vista quando o Universo tinha apenas 380 mil anos.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, este mapa revela que o Universo é um pouco mais antigo do que se pensava, já que ele teria sido originado há 13,81 bilhões de anos (antes imaginava-se ser em torno de 13,73 bilhões de anos). Por outro lado, os cientistas ficaram surpresos com o fato de que os dados revelaram um modelo diferente do padrão cosmológico, isto é, temperaturas diferentes em regiões diferentes do Universo, traços de radiação cósmica que nos permitem compreender o desenvolvimento do Universo. Sob este mapa da sonda Planck, essas flutuações de temperatura não são àquelas esperadas pelos cientistas, de acordo com o estudo de modelos cosmológicos válidos atualmente.

Enquanto isso cria uma certa confusão no mundo da ciência, ao mesmo tempo também serve como importante ferramenta que, por meio desta contradição, nos ajuda a aprofundar o entendimento que buscamos sobre o nosso Universo.

Artigo relacionado

ESA

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org