LIÇÃO DE VIDA



Mauro gostava de fazer brincadeiras, muitas vezes de mau gosto, com os colegas da empresa que trabalhava. Mas seu alvo quase sempre era Ernani, o mais velho, que aceitava tudo paciente. Sempre quieto, Ernani costumava comer sozinho, num canto, na hora do almoço.
Num fim de semana, Mauro viajou para uma fazenda e prometeu trazer alguns presentes para os colegas. E trouxe, queijo, fubá, frutas e verduras tiradas do pé ... entre outras coisas gostosas.
Antes de distribuir os presentes, Mauro combinou com os colegas que aprontaria mais uma das suas brincadeiras de mau gosto para Ernani: daria dois sacos de alpiste para ele, ao invés dos alimentos que trouxe para os outros colegas. E comentou: “Vai ser muito divertido! 
Na hora do almoço, Mauro distribuiu os pacotes. Cada um abria seu pacote e agradecia. Mas o maior pacote ele deixou para Ernani. Todos riam e Mauro demonstrava muito prazer em aprontar para Ernani, que como sempre, estava afastado num canto.
À esta altura, Ernani, já estava emocionado, com lágrimas nos olhos. E, antes mesmo de abrir o pacote, falou para Mauro:
Sabia que não ia se esquecer de mim. Você tem bom coração.
Então, se virou para os outros colegas e desabafou:
Sempre fico longe de vocês, mas nunca foi por má intenção... Tenho cinco filhos e minha esposa vive acamada. Às vezes, fico acordado para cuidar dela. A maior parte do meu salário é para comprar remédios. As crianças ajudam no que podem, mas tá difícil colocar comida na mesa.Vocês devem achar esquisito eu comer sozinho, num canto. Mas tenho um pouco de vergonha, porque quase sempre não tenho nada para trazer. Mas esse presente, pessoal, é valioso...porque hoje à noite, os meus filhos...
Ernani parou de falar para secar as lágrimas dos olhos. Enquanto tentava abrir o pacote, voltou a falar:
- Hoje à noite os meus filhos vão ter o que comer ...
Nesse momento, Mauro já estava em pânico. Afinal, o presente não era nada para a família comer, mas sim comida para passarinhos.
Os outros funcionários, emocionados com a história de Ernani, ficaram surpresos quando Mauro tentou pegar o pacote das mãos dele. Tarde demais! Ernani já tinha aberto o pacote. Era para ter sido engraçado, mas ninguém riu. Ernani, tentando sorrir, agradeceu Mauro como todos os outros colegas:
Muito Obrigado!
Depois disso, os colegas pegaram os alimentos que ganharam e deram para Ernani.
Depois daquele dia, todos os funcionários passaram a ajudar as cinco crianças de Ernani. Graças ao grande espírito de luta que tinham, os filhos de Ernani se formaram, foram bem sucedidos e um deles, o mais novo, virou diretor geral da mesma firma que o pai trabalhou.
Mauro, hoje, aposentado, continua fazendo brincadeiras. Mas diferentes e importantes: Distribui brinquedos e diverte crianças hospitalizadas.
LIÇÃO DE VIDA:

Às vezes, convivemos por muitos anos com uma pessoa e mal a conhecemos. Acabamos fazendo pré-julgamentos.
Mas sempre é tempo de consertar um erro.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org