Noticias do Meio


Moradores protestam colocando privadas na Lagoa da Conceição

Região tem problemas como saneamento básico ineficaz e água imprópria. 
Segundo diretor de Associação, protesto queria cobrar poder público.


Protesto foi na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (Foto: Daniel Araujo Costa/Divulgação)Protesto foi na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (Foto: Daniel Araujo Costa/Divulgação)
Moradores da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, protestaram contra a poluição no local colocando privadas enfileiradas dentro da água. A manifestação ocorreu no sábado (16).
O protesto foi feito por um conjunto de organizações do local. Segundo o diretor da Associação dos Moradores do Porto da Lagoa (Ampola), Daniel de Araujo Costa, que participou da manifestação, a Lagoa possui problemas com saneamento básico ineficaz na região, água imprópria para banho, segurança e mobilidade. Para ele, o objetivo do protesto era "cobrar uma atitude do poder público e da sociedade".
Ainda segundo Daniel, as associações conseguiram os bacios emprestados e os mesmos foram recolhidos depois do protesto. Os moradores, agora, pretendem fazer um ofício relacionado ao protesto e encaminhá-lo para instituições ambientais.
A diretoria e setor operacional da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) afirmam que todo o esgoto coletado na região da Lagoa da Conceição é tratado em nível secundário e com desinfecção. Além disso, os resíduos são lançados em local apropriado, , utilizado exclusivamente para este fim e localizado nas dunas nas proximidades da estação de tratamento. A qualidade do tratamento e dos efluentes é monitorada de forma permanente por exames laboratoriais feitos pela Casan e por laboratórios particulares, o que é exigência da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e das próprias agências reguladoras que promovem a fiscalização permanente.
A Casan também informou que vai investir R$ 22 milhões. para obras de ampliação da rede de coleta de esgotos que ao final vão atender praticamente 90% da região da Lagoa com coleta e tratamento. A licitação para as obras já começou no início de ano para as cidades Balneário Barra do Sul, Piçarras e Bombinhas e, esta prevista para o segundo semestre deste ano para Florianópolis
.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org