Noticias do Meio



METEORO QUE ATINGIU A TERRA LIBEROU ENERGIA EQUIVALENTE À BOMBA ATÔMICA
Meteoro que atingiu a Terra liberou energia equivalente à bomba atômica

A explosão do meteoro sobre a Rússia nesta sexta-feira liberou centenas de quilotons de energia, de acordo com dados de infrassom obtidos por uma rede que monitora teste de armas nucleares. Além disso, o meteoro que explodiu sobre a região oeste da Sibéria foi o maior objeto a atingir a Terra em mais de 100 anos, afirmaram cientistas ao site da revista Nature.

De acordo com Margaret Campbell-Brown, astrônoma da University of Western Ontário, no Canadá, este meteoro deveria ter aproximadamente 15 metros de diâmetro quando entrou na atmosfera e massa de 40 toneladas.

O último caso de um objeto a atingir a Terra aconteceu em 1908, quando um meteoro de aproximadamente 100 metros explodiu sobre o rio Tunguska, na Sibéria. Em 1947 também foi registrada a queda de outro meteoro sobre a mesma região. Em ambas as situações ninguém se feriu, ao contrário do que aconteceu nesta sexta-feira, quando em torno de mil pessoas sofreram ferimentos.

Estima-se que um meteorito de grandes proporções caiu sobre o México há 66 milhões de anos e teria provocado a extinção dos dinossauros. De acordo com esta hipótese, o choque teria causado uma enorme nuvem de poeira que teria escurecido o céu por um longo tempo e mudado o clima do nosso planeta.

Meteoro e Meteorito

O meteoro é um asteroide que entra na atmosfera e se torna visível. Já o meteorito é um objeto que sobrevive à entrada na atmosfera e colide contra o solo.

Artigo relacionado

Revista Nature

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org