Noticias do Meio


TEMPERATURA ABAIXO DO ZERO ABSOLUTO É ATINGIDA PELA PRIMEIRA VEZ
Temperatura abaixo do zero absoluto é atingida pela primeira vez

Pesquisadores da Universidade Ludwig Maximilian, em Munique, na Alemanha, conseguiram, pela primeira vez, atingir uma temperatura abaixo do zero absoluto ( -273,15º C). O feito foi atingido com a criação de um gás quântico ultrafrio feito de átomos de potássio, usando lasers e magnetismo.

Os físicos chegaram a alguns bilionésimos de 1 Kelvin – unidade básica internacional que mede a temperatura de um objeto, de acordo com o estudo publicado na última semana na revista "Science". Uma das aplicações possíveis desta pesquisa é o desenvolvimento de dispositivos quânticos e materiais com temperatura abaixo de 0 Kelvin.

Além disso, o novo gás simula a chamada "energia escura", uma força enigmática que faz o Universo se expandir de uma maneira mais rápida contra a força da gravidade – e poderia ajudar os astrônomos a entender a origem e a evolução do Universo.

Artigo relacionado

Revista Science




CIENTISTAS ACREDITAM TER ENCONTRADO METEORITO RARO DE MARTE NO DESERTO DO SAARA
Cientistas acreditam ter encontrado meteorito raro de Marte no deserto do Saara

Um objeto encontrado em 2011 no Saara, deserto no norte da África, pode ser na realidade um meteorito raro de Marte de mais de 2 bilhões de anos, segundo um estudo publicado na revista Science.

A pedra, do tamanho de uma bola de beisebol e com 320 gramas de peso, é diferente de todas àquelas encontradas até agora por sua quantidade de água e também por sua semelhança com as rochas de Marte, de acordo com análises das sondas da Nasa que estão no planeta vermelho.

Denominado NWA (nordeste da África) 7034, o meteoro já ganhou o apelido de “beleza negra". Os pesquisadores envolvidos especulam que a água poderia vir de uma fonte vulcânica de um aquífero próximo à superfície de Marte.

Artigos relacionados

Science

Nasa

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org