Noticias do Meio


PENTEADO DAS VIRGENS VESTAIS ROMANAS É RECRIADO PELA PRIMEIRA VEZ
Penteado das Virgens Vestais romanas é recriado pela primeira vez

Pela primeira vez, o penteado das Virgens Vestais romanas foi recriado em uma cabeça moderna. As vestais eram sacerdotisas que guardavam o fogo de Vesta, a deusa do lar, e também eram responsáveis pela realização de outras tarefas sagradas. Escolhidas antes da puberdade e sob um juramento de celibato, elas não precisavam se submeter a várias regras sociais que eram aplicadas às mulheres na época romana.

Elas eram as mais importantes mulheres em Roma, com exceção talvez da esposa do imperador. Seu penteado trançado, chamado de sex crines, simbolizava a castidade e era conhecido em textos da época como o mais antigo penteado em Roma.

Janet Stephens, cabeleireira de Baltimore, nos EUA, e arqueóloga amadora, foi quem desvendou os segredos das tranças as vestais. Suas descobertas foram anunciadas na última semana, na reunião anual do Instituto Arqueológico da América, em Seattle. Foram sete anos de pesquisa e uma publicação na revista Arqueologia Romana sobre as técnicas usadas nos cabelos na época do Império Romano.

De acordo com Janet, em primeiro lugar, o cabelo vestal seria separado em partes, cada uma das quais entrelaçada com seis tranças separadas. Outras tranças também eram feitas acima das orelhas. Um outro feixe de cabelo era enrolado em um cabo, o que seria, então, amarrado na nuca. Sobras de cabelos ao redor do rosto formariam uma trança, a sétima delas.

As primeiras seis tranças seriam trazidas em torno da parte traseira da cabeça e ligadas aos pares. As extremidades das tranças seriam enroladas para a frente da cabeça e fixadas às tranças acima das orelhas. Em seguida, a sétima trança era dobrada e enrolada para cima na parte de trás da cabeça por baixo das tranças atadas.

Trabalhando sozinho em um modelo vivo, usando apenas ferramentas antigas, o processo leva entre 35 e 40 minutos. Virgens Vestais, no entanto, teriam escravos para realizar esse trabalho no cabelo. Com duas ou mais pessoas, o penteado poderia ser feito em menos de 10 minutos.

O penteado vestal requer um cabelo até a cintura. No entanto, as vestais eram escolhidas para o sacerdócio entre as idades de seis e 10 anos, antes que fosse conhecido qual seria o comprimento do seu cabelo na época adulta. No geral, o cargo de virgem vestal durava 30 anos.

Artigo relacionado

Live Science



MONSTRO MARINHO PRÉ-HISTÓRICO É DESCOBERTO NOS EUA
Monstro marinho pré-histórico é descoberto nos EUA

Um fóssil de um grande predador dos mares foi descoberto por cientistas no deserto de Nevada, nos EUA. Chamado de Thalattoarchon saurophagis, estima-se que o animal possuía 8,6 metros de comprimento, de acordo com estudo publicado esta semana no periódico "Proceedings of the National Academy of Sciences". Segundo os pesquisadores, este fóssil de 244 milhões de anos seria o primeiro grande predador dos oceanos.

Primeiramente, o fóssil foi descoberto em 1997, mas sua escavação aconteceu apenas em 2008. Recuperado e identificado, boa parte dos seus ossos estavam preservados, como o crânio e a coluna vertebral. Tipo primitivo de ictiossauro, um réptil marinho que viveu na mesma época dos dinossauros, esse animal habitou os oceanos por 160 milhões de anos. Além de um grande crânio, o Thalattoarchon saurophagis também tinha grandes dentes.

Artigo relacionado

Proceedings of the National Academy of Sciences

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org