Noticias do meio



DESCOBERTA “SUPER-TERRA” QUE TERIA CICLO DO DIA E DA NOITE PARECIDO COM O DO NOSSO PLANETA
Descoberta “Super-Terra” que teria ciclo do dia e da noite parecido com o do nosso planeta

Um novo candidato a planeta habitável foi descoberto por um grupo internacional de pesquisadores após análise dos dados do espectrógrafo Harps, do ESO (Observatório Europeu do Sul). Trata-se do HD 40307g, classificado como uma Super-Terra, que seria o sexto planeta a orbitar a estrela HD 40307, a 44 anos-luz da Terra.

O exoplaneta está a uma distância de 90 milhões de quilômetros da estrela, o que o coloca na chamada “zona habitável”, a região de um sistema planetário onde a água líquida pode existir na superfície de um planeta. O planetas Terra e Marte, por exemplo, orbitam a zona habitável do nosso sol.

A massa do HD 40307g é ao menos sete vezes a da Terra e para ele fazer a rotação em torno Sol são necessários 197.8 dias terrestres. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o exoplaneta teria os o ciclo da noite e do dia parecido com o da Terra, o que aumentaria as expectativas de encontrar um ambiente para o desenvolvimento de alguma forma de vida. A pesquisa foi conduzida por Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, e Guillem Anglada- Escudé, da Universidade de Göttingen, na Alemanha.

Artigo relacionado

Planetary Habitability Laboratory

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org