Noticias do Meio


PROJETO LIDERADO POR BRASILEIROS ESPERA ACHAR NOVOS PLANETAS A 110 ANOS-LUZ DA TERRA

Projeto liderado por brasileiros espera achar novos planetas a 110 anos-luz da Terra
Um dos projetos mais ambiciosos já liderados por uma equipe brasileira poderá resultar na descoberta de novos planetas, distantes 110 anos-luz da Terra - cada ano-luz equivale a aproximadamente 9,46 trilhões de quilômetros. Conduzida em conjunto com cientistas da Austrália, Alemanha e Estados Unidos, a pesquisa é coordenada  por Jorge Meléndez, astrônomo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

As pesquisas aconteceram no telescópio localizado no Chile, que mede 3,6 metros, do European Southern Observatory (ESO). A equipe poderá usar o equipamento durante 88 noites, um período de tempo considerado extenso pelo cientista. “Que eu saiba, é a primeira vez que um projeto tão longo é aprovado para o Brasil”.

Nos meses de janeiro e março, os cientistas embarcam novamente para o Chile e, se as condições meteorológicas ajudarem, poderão obter os dados que levarão ao anúncio da primeira descoberta de um planeta pela equipe. Cada noite de observação no telescópio chileno custa em torno de R$10 mil, segundo o pesquisador. Financiado pelo próprio ESO, o projeto segue até 2015.

Artigo relacionado

Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org