Noticias do meio


Após reeleição Obama afirma que o melhor está por vir


Barack Obama foi reeleito nesta terça-feira nos EUA. A vitória na Pensilvânia, em Ohio e em Michigan, Estados de imensa participação da indústria automotiva em suas economias, garantiram ao presidente a reeleição.

O presidente obteve um segundo mandato com 306 votos no Colégio Eleitoral ante 206 de Mitt Romney.

Obama comemora reeleição ao lado do vice, Joe Biden. Em seu discurso da vitória, perante centenas de correligionários democratas que lotaram um ginásio em Chicago Obama disse que o povo americano lutou durante tempos econômicos difíceis e destacou que o "melhor ainda está por vir" nos EUA. Recebido com aplausos em sua cidade natal, ele estava ao lado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Sasha e Malia.

O democrata afirmou querer se encontrar com seu oponente Romney para discutir como eles poderão trabalhar juntos. O presidente reeleito disse que eles podem ter lutado ferozmente durante a campanha eleitoral, mas isso é só porque amamos profundamente este país.

A vitória foi anunciada às 23h30 de 6 de novembro na Costa Leste americana (2h30 de 7 de novembro, no horário de Brasília).

O sistema eleitoral americano é bem diferente do Brasil.

O sistema foi criado no ano de 1787. A eleição é nacional, mas ela é decidida separadamente, estado por estado.  Juntos, os 50 estados e o Distrito Federal formam um colégio eleitoral. Cada um deles tem um determinado número de votos.

A eleição funciona assim: o eleitor escolhe Obama ou Romney. O mais votado na Califórnia, por exemplo, leva todos os votos que o estado tem no colégio eleitoral. E para chegar à presidência são necessários 270 votos.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org