Noticias do Meio


Tumbas de 3 mil anos são descobertas em área que foi dominada pelos Talibãs

TUMBAS DE 3 MIL ANOS SÃO DESCOBERTAS EM ÁREA QUE FOI DOMINADA PELOS TALIBÃS



Túmulos com mais de três mil anos foram descobertos no Vale do Swat, no Paquistão, por arqueólogos italianos. O achado nesta região, que já foi controlada pelos Talibãs, foi anunciada nesta sexta-feira. A área onde  foram encontrados os túmulos é chamada de “Suíça do Paquistão”, por conta de seu vales verdes e também devido a algumas preciosidades budistas de tempos passados que supostamente estaria escondidas por lá.

Os pesquisadores descobriram aproximadamente 30 túmulos, reunidos e parcialmente entrelaçados uns sobre os outros. De acordo com envolvidos na pesquisa, o cemitério funcionou entre o fim do segundo milênio antes de Cristo e a primeira metade do primeiro milênio. Os pesquisadores também deduziram que eram realizados rituais funerários complexos.

Primeiramente, acontecia a decomposição dos corpos em um túmulo aberto. Em seguida, os ossos eram queimados e guardados em um túmulo fechado, antes que um pequeno monte fosse erguido sobre ele.

Esta região está repleta de sítios budistas, pouco visitados pelos turistas, e que são alvo de revoltas de talibãs. A área foi controlada pelo Talibã entre 2007 e 2009.

Artigo relacionado

Channel News Asia

 

Identificado gigantesco grupo de manchas solares que poderia afetar a Terra

IDENTIFICADO GIGANTESCO GRUPO DE MANCHAS SOLARES QUE PODERIA AFETAR A TERRA



Um grupo de manchas solares, denominado AR 1618, ganhou um tamanho gigantesco – aproximadamente 10 vezes o tamanho da Terra - de acordo com imagens da sonda Soho da NASA. Estas manchas solares já emitiram erupções de classe M, consideradas de porte médio. Contudo, a National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA), dos EUA, alerta para o risco de este fenômeno ganhar energia suficiente para emitir erupções de classe X, as mais potentes que existem.

De acordo com o posicionamento destas manchas, as erupções solares estariam apontadas diretamente para a Terra. Com isso, uma nuvem de partículas e radiação poderia chegar até o nosso planeta e provocar tempestades geomagnéticas. As consequências podem ser várias, desde magníficas auroras boreais e austrais até problemas com os sistemas eléctricos dos satélites.

Link relacionado

Space Weather Prediction

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org