Noticias do Meio


CIENTISTAS ENCONTRAM FÓSSEIS QUE SERIAM DO ANCESTRAL DO PANDA ASIÁTICO GIGANTE


Um fóssil do ancestral do panda gigante asiático pode ter sido descoberto na Espanha. Pesquisadores acharam mandíbulas e dentes que datam 11,6 milhões de anos e que poderiam representar um novo gênero dessa família de pandas. Os ossos revelam que esses ursos, da espécie Kretzoiarctos beatrix, estavam adaptados para comer material vegetal resistente, como o bambu.

O estudo, conduzido pela equipe do pesquisador Juan Abella, do Museu Nacional de Ciências Naturais e do Instituto Catalão de Paleontologia, foi publicado na última semana na revista "PLoS One".

O panda gigante é nativo da China e está ameaçado de extinção. Ele é o único membro vivo da espécie a ter esse tipo de hábito alimentar. De acordo com os pesquisadores, este novo gênero não seria apenas o primeiro urso que sem tem conhecimento na Península Ibérica, mas também o primeiro da linhagem do panda gigante.

Artigo relacionado

PLoS One

DESCOBERTAS AS MAIS ANTIGAS ARMAS DA HISTÓRIA NA ÁFRICA DO SUL

Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram as armas mais antigas do mundo após análises de lanças com ponta de pedra afiadas, encontradas entre 1979 e 1982, no sítio arqueológico de Kathu Pan na África do Sul. Pelas análises, estas peças têm idade de 500 mil anos, ou seja, foram criadas 200 mil anos antes do que se pensava em relação ao surgimento da tecnologia armamentista.

Segundo os autores do artigo publicado na revista Science, esta descoberta muda drasticamente a ideia que se tinha sobre as capacidades humanas anteriores ao surgimento da nossa espécie. Trata-se, neste caso, da primeira evidência de que as primeiras armas mais complexas se originaram antes da separação entre humanos e Neandertais. E a confirmação da complexidade cultural indiscutível do Homo heidelbergensis, o ancestral comum de humanos e Neandertais que viveu no Pleistoceno Médio, e foi o primeiro, de acordo com esta descoberta, a confeccionar armas completas para a caça.

Artigo relacionado

Universidade de Toronto

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org