Saiba Mais


Luiz Gomes da Silva


Luiz Gomes da Silva nasceu em 28 de março de 1891 na Ilha da Madeira, Portugal.

Homem cheio de ideal e força de vontade, espírita por convicção, com o saudoso Sebastião Moggi da Fonseca, fundou a "Aliança Espírita de Propaganda e Caridade" com a finalidade de difundir a Doutrina e unir os Centros Espíritas, daquela região de São Paulo.

Iniciou visitas fraternas a todas as Casas Espíritas destacando a necessidade do estudo das obras básicas.

Foi, sem dúvida, um pioneiro na zona norte da capital de São Paulo.

Quando surgiu a USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, logo promoveu a adesão da Aliança.

Filho de numerosa família, não conseguiu estudar além do 2° ano primário, tendo que trabalhar para ajudar os pais na manutenção do lar. Ainda em Portugal, exerceu as profissionais de carpinteiro e marceneiro, tornando-se um profissional competente.

Na juventude diversos patrícios foram para a América do Norte, mas ele se recusou acompanhá-lo em virtude do grande amor pela sua mãe. Em 1910, o irmão mais velho embarcou para o Brasil, e seu pai o convenceu a vir fazer companhia ao irmão. Nesse mesmo ano ele viajou, contava apenas com 19 anos de idade.

Lutou muito para conseguir se firmar, inclusive nas oficinas do Liceu de Artes e Ofícios. Sua intenção era de regressar a casa paterna, porém estava escrito que o Brasil seria a sua segunda Pátria, onde permaneceria para sempre.

Casou-se em 1915 com Joaquina de Almeida, tendo deste relacionamento 06 filhos.

Quando conheceu a Doutrina Espírita, caiu-lhe as mãos O Livro dos Espíritos, que leu quase todo na primeira noite... Deslumbrado com os conceitos ali encontrados, estudou todas as demais obras da Codificação.

Passou a freqüentar o Centro Espírita Imaculada Conceição, que passava por reforma e tomou a denominação de Centro Espírita Maria de Nazareth.

Desde então, o seu trabalho foi apostolar. Como autodidata fundou e dirigiu o jornal A Aliança. Interessou-se pela mocidade Espírita e incentivou ao máximo o movimento jovem, inclusive na arte de declamar, no teatro, no canto coral, entre outras artes, além do estudo doutrinário.

Luiz Gomes da Silva teve uma vida toda voltada para o Bem, retornando a pátria espiritual no dia 31 de julho de 1985 em São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org