Noticias do Meio



LABAREDA SOLAR DE FORTE INTENSIDADE É IDENTIFICADA PELA NASA
Labareda solar de forte intensidade é identificada pela Nasa

O Observatório de Dinâmica Solar da Nasa identificou no último dia 23 de outubro uma labareda solar do tipo X 1.8 que foi sentida na região da Austrália, Índia e China. As labaredas solares são classificadas nas seguintes categorias: A, B, C, M e X, sendo que as denominadas pela letra "A" são as de menor intensidade e as do tipo "X" são as mais fortes.

Por sua vez, cada categoria tem subclassificações em uma escala de 1 a 9, sendo que o tipo 1.9 seria o de maior força do espectro. Assim, a labareda X 1.8 formou uma explosão que foi provocada por uma mancha solar denominada AR 1598 e liberou ondas eletromagnéticas que afetaram ondas de rádio nos países mencionados.

Não é a primeira vez que uma tormenta de raios X é detectada e nem será a última. De acordo com a Nasa estamos vivendo um período chamado de "máximo solar" que se repete em média a cada 11 anos e que se estende de 2012 a 2013. Esse tipo de fenômeno pode afetar radares e telecomunicações nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França que já estão criando comissões e protocolos específicos com o objetivo de prevenir possíveis consequências de eventos solares de alto impacto.

Artigo relacionado

Nasa



ENCONTRADO NOVO ASSENTAMENTO VIKING NO CANADÁ
Encontrado novo assentamento viking no Canadá

Um grupo de pesquisadores canadenses, liderados pela arqueóloga Patricia Sutherland, anunciou a descoberta de restos de um assentamento viking nas Ilhas Baffin, no Oceano Ártico, no Canadá. Foram encontradas várias pedras e ferramentas com ligas de cobra e bronze, características da ourivesaria viking e desconhecidas dos povos nativos da região. Antes desse achado, até então, apenas um assentamento viking, datado do século XI, havia sido encontrado na Ilha de Terra Nova, também no Canadá, em 1960.

Desta maneira, depois de 50 anos de buscas frustradas ao longo da gelada costa da América do Norte, um novo achado marca uma etapa que permitirá aprofundar o estudo sobre as viagens deste antigo povo nórdico que teria chegado à América muito antes dos navegadores europeus.

Artigo relacionado

Canada.com

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org