Noticias do Meio


DIVULGADA GRAVAÇÃO QUE MOSTRA CAPACIDADE DE BALEIA EM IMITAR A VOZ HUMANA
Divulgada gravação que mostra capacidade de baleia em imitar a voz humana

Recentemente pesquisadores tornaram pública uma gravação que mostra como a baleia NOC foi capaz de imitar a voz humana. Isso aconteceu em 1984 quando cientistas da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos do Estados Unidos começaram a ouvir sons incomuns da piscina de baleias e golfinhos que pareciam com os de pessoas conversando. Em uma ocasião, um mergulhador estava nadando ao lado de NOC e, ao escutar uma ordem para deixar a piscina, ele foi à superfície. Para a sua surpresa, nenhuma das pessoas presentes na ocasião havia dito qualquer palavra e, assim, concluiu-se que NOC teria sido a fonte dos barulhos.

Um relatório sobre o assunto foi publicado na revista Current Biology. Sam Ridgway, um dos investigadores envolvidos na pesquisa, sugere que, para produzir esse som, NOC teve que alterar significativamente sua mecânica vocal – teve que variar a pressão do trato respiratório e ajustar os músculos para inflar o sáculo do vestíbulo do oríficio nasal. Por conta disso, percebe-se que ocorreu um complexo trabalho de aprendizagem de NOC.

Os sons gravados apresentam um ritmo próximo ao do discurso humano e suas freqüências são várias oitavas abaixo dos sons habituais das baleias. NOC era uma baleia branca e morreu há cinco anos.


ESCUTE AQUI O SOM DA BALEIA NOC:
 
Se não funcionar no seu navegador, clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org