Noticias do Meio


HOMEM DE NEANDERTHAL PODE SER MAIS SEMELHANTE AO HOMO SAPIENS DO QUE SE PENSAVA
Homem de Neanderthal pode ser mais semelhante ao Homo sapiens do que se pensava

Uma descoberta em um sítio arqueológico em Gibraltar aponta que o Neanderthal teria a capacidade de elaborar um pensamento simbólico, processo de representação mental em que o indivíduo analisa um determinado modelo concreto e, a partir dele, formula meios de solucionar um problema. Esta espécie habitou a Europa e partes do oeste da Ásia entre 300 mil e 29 mil anos atrás e, portanto, teria coexistido com os Homo sapiens.
Pesquisadores encontraram traços de ferramentas de neandertais em restos de aves de penas. Como essas tinham uma função relacionada apenas ao voo e não possuem carne, estes animais não seriam alvo de caça do Neanderthal.

De acordo com o artigo publicado pela revista PLoS ONE, o fato de que a arte rupestre não foi identificada entre os neandertais não significa que tenha faltado à espécie capacidade cognitiva, mas talvez indique que eles se expressavam de uma maneira diferente, por exemplo com ornamentos feitos com plumas.

Também foi descartada a hipótese de que esta prática tenha sido aprendida pelo Neandertal ao observar o Homo sapiens, já que os traços do uso de plumagem em Gibraltar são anteriores à chegada do nossos antepassados. Por conta disso, ganha força o pensamento de que os neandertais tinham a capacidade de desenvolver pensamentos relacionados à estética, e eram, portanto, mais semelhante ao Homo sapiens.

Artigo relacionado

Plos One

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org