O que ja aconteceu no dia 7 de Setembro

É travada a Batalha de Borodino

É TRAVADA A BATALHA DE BORODINO

07 de septembro de 1812
A Batalha de Borodino se deu no dia 7 de setembro de 1812. Também é conhecida como a Batalha do Rio Moscova e foi a maior e mais sangrenta batalha de todas as Guerras Napoleônicas, envolvendo cerca de 250 mil homens. Nesta batalha enfrentaram-se a armada francesa, sob o comando do imperador Napoleão I da França, e o exército de Alexandre I da Rússia, comandado pelo militar Mijaíl Kutúzov, perto da aldeia de Borodino (Rússia) com o fim de dominar o território russo. A guerra foi taticamente pouco determinante para ambos os exércitos, e somente o planejamento estratégico da mesma forçou os russos a se retirarem. A retirada russa abriu caminho para a vitória definitiva dos franceses.
Independência do Brasil

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

07 de septembro de 1822
Foi às 4 da tarde do dia 07 de Setembro de 1822 que o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara proferiu o famoso "Grito do Ipiranga". Ele proclamou em voz alta perante sua comitiva às margens do riacho Ipiranga: "Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será 'independência ou morte'".
O fato histórico aconteceu quando D. Pedro I ia de Santos para a então Província de São Paulo e encontrou às margens do Ipiranga o major Antônio Ramos Cordeiro e o correio real Paulo Bregaro que vinham do Rio de Janeiro, em caráter de urgência, trazendo cartas para o príncipe.
O conteúdo das cartas escritas por sua esposa Maria Leopoldina da Áustria e por José Bonifácio informavam que a corte portuguesa exigia sua volta imediata a Portugal ou sofreria uma ação militar. A emancipação política de Portugal já estava consumada.
No dia 12 de outubro do mesmo ano, no Rio de Janeiro, D. Pedro I foi proclamado Imperador Magnânimo e Defensor perpétuo do Brasil.
Vale lembrar que alguns historiadores contestam as datas e fatos históricos acima.

É CRIADA NO RIO DE JANEIRO A PRIMEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO BRASIL

07 de septembro de 1920
No dia 7 de setembro de 1920 era criada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também denominada Universidade do Brasil, considerada um dos centros brasileiros de excelência no ensino e na pesquisa. Ele foi criada pelo decreto nº 14.343 pelo então presidente Epitácio Pessoa. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país, ocupando a oitava posição entre as instituições da América Latina.
A UFRJ oferece mais de 150 cursos de graduação e outros 580 de pós-graduação, além de sete museus e nove unidades hospitalares. A universidade está localizada, principalmente, na cidade do Rio de Janeiro, com atuação em 11 municípios. Responsável pela formação da elite intelectual brasileira, na UFRJ estudaram renomados ex-alunos como o arquiteto Oscar Niemeyer; os escritores Clarice Lispector, Jorge Amado e Vinicius de Moraes; e os médicos sanitaristas Carlos Chagas e Osvaldo Cruz.
Apesar de sua criação em 1920, a história da instituição é bem mais antiga e confunde-se com o desenvolvimento cultural, econômico e social brasileiro. Nos primórdios, a UFRJ começou a partir da Escola Politécnica, que por sua vez teve origem na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, de 1792, embora o ensino de engenharia militar já ocorresse desde 1699. A essas unidades iniciais foram somadas a outras como a Escola Nacional de Belas Artes e a Faculdade Nacional de Filosofia.

NASCE O ATOR PAULO AUTRAN, PATRONO DO TEATRO BRASILEIRO

07 de septembro de 1922
No dia 7 de setembro de 1922 nascia, no Rio de Janeiro, Paulo Paquet Autran, ator de teatro, cinema e televisão. Após a sua morte, no dia 12 de outubro de 2007, em São Paulo, ele foi declarado  Patrono do Teatro Brasileiro, em 15 de julho de 2011.
 
Antes de se consagrar como um dos grandes atores do teatro brasileiro, Paulo Autran se formou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, em 1945, com a ambição de se tornar diplomata. Ainda no começo da carreira como advogado, ele participou de algumas peças teatrais amadoras. Apesar de uma relutância inicial, ele estreou profissionalmente com a peça “Um Deus dormiu lá em casa”. Nesta época, uma grande incentivadora foi sua amiga Tônia Carrero. A peça estreou em dezembro de 1949, no Teatro Copacabana, no Rio, e tornou-se um grande sucesso.
 
Com o êxito da estreia, Paulo Autran largou a advocacia para se dedicar exclusivamente à carreira artística, dando prioridade ao teatro, sua grande paixão. Também participou de filmes e obteve sucesso na televisão, tanto em novelas como em minisséries. No cinema, destaque para a sua participação em Terra em Transe, clássico de Glauber Rocha. Na televisão, uma das suas atuações memoráveis foi na novela Guerra dos Sexos, onde contracenou com a atriz Fernanda Montenegro. Em 2006, teve que interromper a sua participação na peça teatral O Avarento, de Molière. O ator começou um tratamento contra o câncer de pulmão, que não o impediu de trabalhar e nem de seguir fumando. Ele morreu aos 85 anos, por conta de um enfisema pulmonar.

SEGUNDA GUERRA: COMEÇA A “BLITZ”, BOMBARDEIO ALEMÃO CONTRA O REINO UNIDO

07 de septembro de 1940
No dia 7 de setembro de 1940 teve início a “blitz”, como ficou conhecido o intenso bombardeio de aviões alemães contra o Reino Unido. Os britânicos sofreram uma longa série de ataques durante a Segunda Guerra Mundial, que só se encerraram em 10 de maio de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. O nome provém da contração popular inglesa da palavra alemã Blitzkrieg, ou "guerra relâmpago".
Os ataques deixaram mais de 43 mil civis mortos, metade deles em Londres, além de mais de um milhão de casas destruídas. Além da capital inglesa, sofreram ataques as cidades de Belfast, Birmingham, Bristol, Cardiff, Coventry, Glasgow, Sheffield, Swansea, Liverpool, Hull, Manchester, Portsmouth, Plymouth e Southampton. 
Apesar do intenso ataque, os alemães não conseguiram abalar o moral do povo britânico e nem invadir o Reino Unido. O governo britânico, para prevenir o pior, promoveu a retirada em massa de aproximadamente 650 mil crianças para o interior. Hitler desistiu da ação e, após 1941, decidiu dirigir sua atenção para o leste da Europa. O ataque mais devastador aconteceu no anoitecer de 29 de dezembro, quando os alemães bombardearam Londres, provocando o chamado "Segundo Grande Incêndio de Londres".
Por conta dos ataques, as defesas antiaéreas do Reino Unido foram aperfeiçoadas, com um crescente número de radares em terra guiando ataques noturnos, peças de artilharia e luzes de busca. A partir de 1941, as perdas da Luftwaffe começaram a aumentar e, por conta da iminente invasão da União Soviética, a Alemanha desistiu de dominar o Reino Unido e se movimentou para o leste europeu, cessando a Blitz em maio de 1941. O último grande ataque contra Londres aconteceu em 10 de maio, quando 515 bombardeiros atingiram prédios importantes, como o Museu Britânico, o Palácio de Westminster e o Palácio de St. James.
Tio Sam é nombrado progenitor do símbolo nacional norte-americano

TIO SAM É NOMBRADO PROGENITOR DO SÍMBOLO NACIONAL NORTE-AMERICANO

07 de septembro de 1961
O Tio Sam (Uncle Sam em inglês) é uma personificação nacional dos Estados Unidos que data da Guerra de 1812. Segundo o folclore popular, a origem do personagem se refere a um grupo de soldados que estavam ao norte de Nova Iorque, os quais receberam barris de carne com as iniciais U.S. (United Estates). Os soldados, como brincadeira, consideraram as iniciais como as do fornecedor de carne, Uncle Samuel Wilson, de Troy (Nova Iorque). O Congresso dos Estados Unidos adotou a seguinte resolução no dia 07 de setembro de 1961: "Resolvido pelo Senado e pela Câmara de Representantes que o Congresso saúde Uncle Sam como o progenitor do símbolo nacional dos Estados Unidos, Tio Sam". Outras representações mais antigas dos Estados Unidos como a "Brother Jonathan" (Irmão Jonathan) foram superadas pelo "Tio Sam" por volta da Guerra Civil Norte-americana. Após a Guerra Civil, costeletas foram colocadas no Tio Sam como referência a Abraham Lincoln. Hoje em dia, à exceção da Estátua da Liberdade, o personagem "Tio Sam" é provavelmente a personificação mais popular e reconhecida dos Estados Unidos.

NASCE GIOVANE FARINAZZO GÁVIO

07 de septembro de 1970
No dia 7 de setembro de 1970 nascia, em Juiz de Fora (MG), Giovane Farinazzo Gávio, mais conhecido apenas como Giovane, ex-jogador e técnico de vôlei. Ao longo de sua carreira, ele obteve destaque tanto na seleção brasileira quanto pelos clubes que defendeu.
 
Com a camisa da seleção brasileira, pela qual disputou mais de 400 partidas, foi campeão olímpico em Barcelona (1992) e em Atenas (2004). Também foi eleito o melhor jogador do mundo, em 1993. Outros títulos de destaque são os de campeão da Liga Mundial (1993, 2001, 2003 e 2004) e campeão mundial (2003). Por clubes, Giovani defendeu o Esporte Clube Banespa, Charro/Padova (Itália), Messaggero/Ravenna (Itália), Palmeiras, Chapecó (SC), Report/Suzano (SP), Vasco da Gama, Noicom Brebanca Cuneo (Itália), Minas Tênis Clube e Unisul/Cimed. Como técnico, seu principal título foi o de campeão da Superliga de Vôlei pelo Sesi-SP. Giovane é casado e tem quatro filhos.

ESTADOS UNIDOS CONCORDAM EM DEVOLVER O CANAL DO PANAMÁ

07 de septembro de 1977
No dia 7 de setembro de 1977, os presidentes dos Estados Unidos, James Carter, e do Panamá, Omar Torrijos, assinaram os documentos para que a nação da América Central tomasse o controle do canal a partir de 31 de dezembro de 1999. A assinatura do acordo é o resultado de um pedido dos panamenhos para que fosse restabelecido o controle da passagem oceânica. A cerimônia de assinatura aconteceu na sede da Organização dos Esta

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org