Noticias do Meio



Ecologia e Espiritismo


A União das Sociedades Espíritas de Matão realiza, nos dias 22 e 23 de setembro, o Encontro Anual Cairbar Schutel 2012.
Em sua segunda edição, o evento este ano terá a presença dos expositores André Trigueiro e Raul de Mello Franco Jr. A programação inclui também apresentações da Cia. Laboro de Teatro (MG) e do Projeto Conte Mais (RS) e participações especiais de Lucy Dias Ramos, Therezinha de Oliveira e Célia Xavier de Camargo.
Haverá programação especial para jovens (EACjovem) e crianças (EACzinho). Inscrições, com vagas limitadas, exclusivamente pelo site www.usematao.com.br. Mais informações pelo e-mail usematao@usematao.com.br.
A Rádio Boa Nova conversou com Orson Peter Carrara coordenador do evento.
RBN:  Esse é o segundo Encontro Cairbar Schutel, qual a sua importância ? É porque não tem o nome de segundo Encontro Cairbar Schutel.
Orson Peter Carrara O EAC - Encontro Anual Cairbar Schutel inspirou-se no ENCONTRO CHICO XAVIER, também realizado anualmente em Guaxupé-MG. Objetivo é unir os espíritas, confraternizando-os e estimulando o estudo, na cidade onde Cairbar Schutel, considerado o Bandeirante do Espiritismo, iniciou seu trabalho de expansão do pensamento espírita. Tem o nome de segundo, porque ele pretende ser anual e esta é a segunda edição. O primeiro foi realizado em 2011. Importância está no estímulo que oferece de conhecer e divulgar o Espiritismo e, claro, por extensão, a obra e o pensamento de Cairbar.
RBN: O tema central desse ano Ecologia e Espiritismo porque da escolha desse tema?
Orson Peter Carrara: O tema foi escolhido em função do momento de conscientização e importância ecológica que estamos vivendo, especialmente com a experiência de um dos oradores convidados: André Trigueiro.
RBN: Nesse encontro você não participa? Qual será sua função?
Orson Peter Carrara: O evento é de iniciativa dos espíritas de Matão, apoiado pela USE local em sua primeira edição e agora na segunda edição sob coordenação daquele órgão de unificação. Integro a equipe de coordenação, que se esmera em intenso trabalho para o êxito do evento.
RBN:  Haverá atividades para jovens e crianças?
Orson Peter Carrara:  Sim, serão simultâneas. Pode-se dizer que serão três eventos dentro de um só. É uma forma das famílias participarem integralmente. Os valores de inscrição para jovens e crianças são diferenciados.
RBN: As inscrições acontecem exclusivamente pelo site no site  www.usematao.com.br porque apenas na Internet?
Orson Peter Carrara:  Sim, as inscrições são exclusivas pela Internet, no site indicado e clicando no ícone EAC 2012. Foi a melhor forma que encontramos de controlar a participação e organizar as inscrições e pagamentos delas.  Deixar para o dia do evento cria tumultos e nunca se sabe a quantia exata de participantes. A inscrição prévia tem a vantagem de limitar a participação, já que temos limitações de espaço em até 500 vagas. Pelo site temos como barrar novas inscrições quando elas ultrapassarem esse número.
RBN: Fale brevemente de Cairbar de Souza Schutel, o Bandeirante do Espiritismo
Orson Peter Carrara:  Cairbar nasceu no Rio de Janeiro e vinculou-se na então pequena Matão, que ele ajudou a emancipar-se politicamente, inclusive tornando-se seu primeiro Prefeito. Cidadão muito voltado às causas humanitárias, quando conheceu o Espiritismo, transformou sua vida em favor da divulgação e da vivência espírita. Tanto que recebeu o nome de Bandeirante, pela determinação, coragem e valor moral. Fundou um jornal, uma revista (ambas as publicações ainda sendo publicadas), publicou diversos livros, foi pioneiro na divulgação espírita pelo rádio, fundou também um centro espírita e influenciou toda uma geração de espíritas com seu entusiasmo. Baseou sua plataforma de trabalho em dois pilares: a fé raciocinada e a imortalidade da alma. A editora por ele fundada, a Casa Editora O Clarim, é respeitada instituição que trabalha em favor da causa espírita.
RBN: Espaço para você convidar todos os nossos ouvintes para participar Encontro Cairbar Schutel 2012
Orson Peter Carrara: Desejamos receber a visita dos ouvintes da REDE BOA NOVA DE RÁDIO em Matão e acolhê-los carinhosamente. O evento é de grande porte, apesar da limitação de vagas, e contará com intensa programação. Convido a todos acessarem o site www.usematao.com.br  onde está todo o programa, informações em geral e link para inscrições. Sejam bem- vindos a Matão.
Orson Peter Carrara: Orson Peter Carrara nasceu em Mineiros do Tietê - reside em Matão é Expositor espírita, Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas e jornais do país, além de boletins regionais. Autor de 13 livros é palestrante.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org