Noticias do meio


EUA desenvolvem sistema de cérebro cibernético para detectar ameaças em guerras
EUA DESENVOLVEM SISTEMA DE CÉREBRO CIBERNÉTICO PARA DETECTAR AMEAÇAS EM GUERRAS

Depois de mais de quatro anos de trabalho, a Agência de Pesquisa Avançada para Projetos de Defesa (da sigla em inglês DARPA) criou um sistema com um cérebro cibernético compartilhado que usa soldados, scanners de ondas cerebrais, câmeras de 120 megapixels e vários computadores que processam algoritmos cognitivo-visuais. Chamado de Sistema de Tecnologia Cognitiva para Alerta de Ameaça (CT2WS), esse dispositivo será utilizado em combates do exército dos Estados Unidos com o objetivo de melhorar a identificação de possíveis ameaças em confrontos armados.

O sistema é basicamente divido em duas partes. Em uma delas, uma câmera de 120 megapixels é montada sobre um tripé para observar o campo de batalha. Na outra, há um sistema de computador  no qual um soldado é colocado à frente de um monitor, com um eletroencefalograma acoplado à cabeça. As imagens da câmera são enviadas ao computador, que detecta possíveis ameaças que são exibidas ao soldado, cujo cérebro poderá identificar como ameaças reais ou alarme falso. De acordo com testes, o percentual de precisão do sistema é de 91%, o que poderá ser melhorado futuramente, já que o projeto ainda está na fase do protótipo. No entanto, um problema que precisa ser resolvido é o da falta de eficiência de energia das baterias.

O grande objetivo deste projeto é a criação de binóculos, ou uma espécie de dispositivo que poderá ser acoplado à cabeça, com tecnologia que identifique ameaças. Atualmente, é bastante cansativo para um soldado permanecer à procura de ameaças o dia inteiro. O sistema poderia monitorar os arredores e indicar potenciais ameaças, que seriam analisadas pelo soldado, o que diminuiria significativamente sua carga de trabalho. Com um sensor grande e lentes adequadas, o sistema permitiria ao soldado uma visão de quilômetros de distância em todas as direções.

Artigo relacionado

Darpa

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org