Noticias do Meio

Pela primeira vez, açúcar é encontrado perto de uma estrela jovem

PELA PRIMEIRA VEZ, AÇÚCAR É ENCONTRADO PERTO DE UMA ESTRELA JOVEM


Um grupo de astrônomos descobriu a presença de moléculas de açúcar no gás em torno de uma estrela, de acordo com imagens obtidas pelo potente radiotelescópio Alma, no Chile, do Observatório Europeu Austral (ESO). Embora já tenha sido observada a presença de gliceraldeído no espaço, esta é a primeira vez que ele é encontrado tão perto de uma estrela, o que significa que os elementos essenciais para a existência de vida poderiam existir nos planetas formados ao seu redor.

Esta jovem estrela binária, chamada IRAS 16293-2422, tem uma massa similar à do Sol e está localizada a 400 anos-luz da Terra, uma distância que permite aos cientistas analisar com precisão a composição química das moléculas que a rodeiam. De acordo com Jes Jorgensen, autor principal do artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letter, o gliceraldeído encontrado em torno da estrela é um açúcar similar ao que usamos no nosso dia a dia no cafezinho, por exemplo, e é uma das substâncias responsáveis pela formação do ácido ribonucleico, vinculado ao DNA, e fundamental para a vida.

A precisão e potência do Alma permitirá examinar o grau de complexidade das moléculas quando estas são incorporadas a novos planetas, o que levaria a compreender de que forma a seria possível o desenvolvimento da vida em outros mundos.

Artigo relacionado

ESO

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org