MEMÓRIAS

As mais belas ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO PAÍS


Embarque nessa jornada pela memória da arquitetura colonial com as estações ferroviárias mais bonitas do Brasil

Trilho de ferrovia
Há algo de mágico e nostálgico nas linhas de trem, não é?
Quando falamos em arquitetura e decoração, costumamos mostrar projetos e exemplos de países do mundo todo, sempre procurando aquele prédio diferente ou aquela ideia incrível, que parecem sempre brotar fora do País. Esquecemo-nos de que o Brasil é um grande celeiro de artistas, designers e arquitetos brilhantes e que possui uma história rica, que engloba diferentes períodos arquitetônicos, cada um com as suas marcas e características.
Ferrovias no Brasil
As ferrovias no Brasil surgiraram como uma forma de trazer progresso e integrar as diferentes regiões econômicas com elas.
Procuramos sempre mostrar o que há de novo acontecendo no cenário brasileiro de arquitetura e decoração, como a matéria sobre Isay Weinfeld, um arquiteto brilhante, e o Museu do Amanhã, um belo museu que será construído no Rio de Janeiro por Santiago Calatrava. Mas para entender o futuro, precisamos olhar para o passado. Essa é a ideia da matéria de hoje, mostrar um pouquinho mais da nossa história arquitetônica pelos trilhos das estações ferroviárias mais bonitas do Brasil. Embarque conosco!
oka building
O Oka Building, do famoso arquiteto brasileiro Isay Weinfeld. Para entender o presente da arquitetura, precisamos saber do passado.
O transporte por trem no Brasil começou a se desenvolver no século XIX, quando o ainda governo imperial declarou que a construção de estradas em terras brasileiras deveria ser incentivada. O primeiro projeto pretendia ligar a cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, ao porto de Santos. Já delineava o principal objetivo das ferrovias no país: o transporte de carga, tendência que foi confirmada com o ciclo do café no sudeste, quando as ferrovias tinham importante papel no escoamento da produção agrícola.
Vagão de trem luxo
Não era só café e minérios que as rodovias brasileiras transportavam. Durante muito tempo as rodovias eram sinais de elegância e riqueza.
Um pouco adiante o trem começou a ser usado como meio de transporte e foi nesse momento que surgiram diversas novas estações ferroviárias, algumas imponentes, outras menores. Vamos conhecer algumas delas?

Estação da Luz – São Paulo, SP

Estação da Luz
A Estação da Luz, no coração de São Paulo. Seu projeto demorou décadas para ser finalizado e acabado.
A estação de trem mais famosa da capital paulista foi construída ainda no século XIX, para abrigar a companhia ferroviária São Paulo Railway. Em 1900 uma nova estação foi construída no lugar da original, de 1867. De aspecto inglês, abusa do ferro, do alto teto e das peças pré-moldadas. Seu projeto é do engenheiro inglêsHenry Driver. Entre 1990 e 2000, a Luz passou por uma série de reformas e recuperações, projeto liderado pelo grande arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Hoje serve de integração entre o metrô e o trem, abriga o Museu da Língua Portuguesa e de lá saem diversos expressos turísticos que mostram São Paulo de uma perspectiva diferente.

Estação Central do Brasil – Rio de Janeiro, RJ

Central do Brasil
Estação Central do Brasil. Seu grande relógio foi eternizado no filme de Walter Salles, de mesmo nome.
A estação imortalizada pelo filme de Walter Salles é a parada mais conhecida do Brasil. Também atendendo pelo nome de Estação D. Pedro II (seu nome até 1998), foi construída para inaugurar a linha da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1858. 30 anos mais tarde, o prédio foi demolido para dar lugar ao atual, com o grande relógio no topo.

Estação Ferroviária de São João del-Rei – São João del-Rei, MG

Estação de São João del Rei
A Estação de São João del Rei é um dos principais pontos turísticos da pequena cidade com menos de 100 mil habitantes.
A estação ferroviária da pequena cidade de São João del-Rei virou um dos marcos turísticos do local e hoje abriga um museu que conta a história das ferrovias no Brasil. Foi inaugurada em 1881 pelo Imperador D.Pedro II e hoje é o ponto de partida para uma rota turística a bordo de uma bela maria-fumaça e orgulho da cidade de somente 84 mil habitantes.

Estação Ferroviária de Bento Gonçalves – Bento Gonçalves, RS

Estação de Bento Gonçalves
Estação de Bento Gonçalves: o futuro de muitas estações de trem é continuar no passado, servindo como atração turística.
Uma das poucas estações que recebia somente trens de passageiros no Brasil, foi construída em 1919 e funcionou por relativamente pouco tempo, até 1976. Seus serviços, entretanto, foram retomados ainda em 1978, com o objetivo de explorar a linha turisticamente. Hoje a parada de Bento Gonçalves é um dos pontos chaves para um passeio de 23 km também a bordo de uma locomotiva a vapor. Nele conhece-se a famosaSerra Gaúcha, passando pela cidade de Garibaldi. Há também apresentações de músicas típicas da região e uma degustação de vinhos.

Estação de Paranapiacaba, Paranapiacaba, SP

Estação de Paranapiacaba
O relógio da estação ferroviária de Paranapiacaba. É visível através da típica neblina da região.
A história da cidade e da vila histórica paulista está intimamente ligada, em um dos poucos casos de sinergia completa entre estação e cidade. Paranapiacaba surgiu como um centro de controle das ferrovias da São Paulo Railway e acabou atraindo também os funcionários da companhia, que fixaram residência na região. Passou por diversas reformas e alterações no projeto e hoje é o ponto final do Expresso Turístico, que começa na Estação da Luz. Sua arquitetura continua bela e o seu grande relógio central e complexidade do sistema de trilhos tornaram Paranapiacaba um dos lugares preferidos de estudantes de artes e fotografia.
Conhecer essas estações, além de ser um belo passeio, é conhecer mais da história e arquitetura do Brasil!

Bem,agora, algumas fotos de Estações que conheço e trazem muito boas recordações...

Vassouras - RJ - Antiga estação ferroviária.


Vassouras - RJ - Antiga estação ferroviária.

Estação ferroviária (desativada) de Engenheiro Paulo de Frontin-RJ

Estação Ferroviária - Barra do Piraí RJ

[21.JPG]

Estação de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro


  Antiga Estação Ferroviária PALMEIRA DA SERRA 
A estação em 2009. Foto Jorge A. Ferreira
http://paisagismolegal.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org