O que já aconteceu no dia de hoje


Morre Jean - Honoré Fragonard

MORRE JEAN - HONORÉ FRAGONARD

22 de agosto de 1806
Jean-Honoré Fragonard nasceu em 5 de abril de 1732 e faleceu em 22 de agosto de 1806, foi um pintor francês. Durante mais de meio século foi completamente ignorado. Posteriormente sua redescoberta possibilitou sua confirmação entre os mestres da pintura. Fragonard é um dos maiores representantes da pintura do século XVIII. Seu estilo fogoso, pleno de desenvoltura, e sua vivíssima sensibilidade se expressam com a mesma facilidade nas cenas galantes ou morais que nos retratos e nas composições ou cenas de costumes. A Revolução pôs fim à demanda de obras do gênero galante e os últimos anos de sua vida transcorreram na miséria. Este artista resume em sua obra as aspirações do século XVIII, com seus contrastes e contradições.

NASCE O COMPOSITOR FRANCÊS CLAUDE DEBUSSY

22 de agosto de 1862
No dia 22 de agosto de 1862 nascia, em Saint-Germain-en-Laye, na França, o compositor Claude Debussy. Criado em uma família simples, ele já mostrava desde cedo que tinha talento para tocar piano. Em 1873, entrou para o Conservatório de Paris. Influenciado pelos pintores dos movimentos simbolista e impressionista, ele logo mostrou seu estilo cheio de originalidade.
 
Considerado o fundador do impressionismo musical, Debussy influenciou o trabalho de compositores como Maurice Ravel, Igor Stravinsky, Bartók Béla, Alban Berg, Anton Webern e Pierre Boulez. Portanto, ele é considerado o mais influente compositor francês dos últimos três séculos. Em seu trabalho constam a ópera “Pelléas et Mélisande” (1902), o trabalho orquestral “Prelude to The Afternoon of a Faun” (1894) e “La Mer” (1905). Debussy morreu no dia 25 de março de 1918, em Paris.
Brasil declara guerra à Alemanha e à Itália - The History Channel Brasil

BRASIL DECLARA GUERRA À ALEMANHA E À ITÁLIA

22 de agosto de 1942
No dia 22 de agosto de 1942, após navios mercantes brasileiros serem torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. Contudo, o envio das tropas brasileiras para o campo de batalha começou apenas em julho de 1944, quase dois anos após a declaração de guerra brasileira. Foram enviados 25 mil homens, de um total inicialmente previsto de 100 mil. Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos norte-americanos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) cumpriu as principais missões que recebeu. 
Nasce Layne Staley, vocalista da banda Alice in Chains - The History Channel Brasil

NASCE LAYNE STALEY, VOCALISTA DA BANDA ALICE IN CHAINS

22 de agosto de 1967
No dia 22 de agosto de 1967 nascia em Kirkland, nos Estados Unidos, Layne Staley, vocalista da banda grunge Alice in Chains, conhecido pela sua voz comovente e por sua presença de palco. Em 1987, ele começou a tocar com Jerry Cantrell, com quem formaria o Alice in Chains. Não demorou muito, a banda ficou conhecida com a explosão do movimento grunge, em Seattle.
Staley sofreu com o divórcio dos seus pais quando era criança e passou muito tempo sem ver o pai. Quando ficou famoso com sua banda, ele reencontrou seu pai, mas ficou decepcionado ao saber que ele também era um viciado. Isso só piorou as coisas para Staley que, ao mesmo tempo, também repudiava o vício em heroína que tentava largar. Seus problemas com as drogas aparecem em algumas canções do Alice in Chains, como "Sickman", "Dirt", "Angry Chair" e "Grind".
Por conta do vício, Staley morreu no dia 5 de abril de 2002, em Seattle. Seu corpo foi encontrado  no condomínio em que morava apenas no dia 20 de abril. Tomado pelo vício, ele vivia recluso e sua depressão aumentou após a morte de sua namorada,  Demri Parrott, morta por uma doença causada pelo uso de drogas.
Morre o ex-presidente Juscelino Kubitschek - The History Channel Brasil

MORRE O EX-PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK

22 de agosto de 1973
No dia 22 de agosto de 1973 morria, em um acidente de carro em Resende (RJ), Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-presidente do Brasil e responsável pela construção de Brasília. Nascido no dia 12 de setembro de 1902, em Diamantina (MG), ele concluiu o curso de medicina antes de iniciar a carreira política. Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961 Ele foi casado com Sarah Kubitschek, com quem teve as filhas Márcia e Maria. Ele inaugurou a nova capital federal, Brasília, executando um antigo projeto previsto em três constituições brasileiras. A mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília teve como objetivo promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país. Durante todo o seu mandato como presidente da República, o Brasil viveu um período de grande desenvolvimento econômico e estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.

MORRE O CINEASTA GLAUBER ROCHA

22 de agosto de 1981
No dia 22 de agosto de 1981 morria, no Rio de Janeiro, Glauber de Andrade Rocha, cineasta, ator e escritor. Ele foi vítima de um choque bacteriano, cujos sintomas começou a sentir em Sintra, Portugal, onde realizava filmagens.
Nascido no dia 14 de março de 1939, em Vitória da Conquista (BA), Glauber sempre teve a vida direcionada ao cinema. Suas obras consagradas são “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969). Seu trabalho pregava uma nova estética, diferente daquela dos filmes norte-americanos. Com o princípio de "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", era um dos líderes do movimento do cinema novo no Brasil. Por conta de sua postura questionadora, era visto como um elemento subversivo durante o período militar.
Com o filme “Terra em Transe” tornou-se conhecido, conquistando o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel na Espanha, o Prêmio de Melhor Filme do Locarno International Film Festival, e o Golfinho de Ouro de melhor filme do ano, no Rio de Janeiro. Outro filme premiado foi “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, que recebeu o prêmio de melhor direção em Cannes e o Prêmio Luiz Buñuel.
Em 1971, ele partiu para um período de cinco anos no exílio. Seis anos depois, sofreu com a morte de sua irmã, a atriz Anecy Rocha, que morreu aos 34 anos após cair em um fosso de elevador. Sua outra irmã morreu aos 11 por conta de leucemia.
Foguete brasileiro VLS-1 V3 explode no Centro de Lançamento de Alcântara - The History Channel Brasil

FOGUETE BRASILEIRO VLS-1 V3 EXPLODE NO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA

22 de agosto de 2003
No dia 22 de agosto de 2003, o VLS-1 V3 (Veículo Lançador de Satélites) brasileiro explodiu na base de Alcântara, três dias antes do seu lançamento, matando 21 cientistas. O objetivo da missão, nomeada Operação São Luís, era colocar o satélite meteorológico Satec do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o nanosatélite Unosat da Universidade do Norte do Paraná em órbita circular equatorial a 750 km de altitude.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org