O que ja aconteceu no dia de Hoje


É travada a Batalha de Lens

É TRAVADA A BATALHA DE LENS

21 de agosto de 1648
A Batalha de Lens foi travada em 20 de agosto de 1648 em um confronto entre Luís II de Bourbon, Príncipe de Condé (França) contra o exército espanhol sob o comando do Arquiduque Leopoldo na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Foi a última grande batalha da guerra. Terminou com a vitória francesa e o poder desta potência sobre o território espanhol. O exército francês era composto por 26.000 homens (mais da metade eram da cavalaria) e 18 canhões. O exército espanhol era menor, contando com 18.000 homens (também mais da metade de cavalaria) e 38 canhões. A infantaria espanhola repeliu os franceses, quebrando o regimento do exército, mas a superior cavalaria francesa conseguiu derrotar a cavalaria espanhola.
Nasce Augustin Louis Cauchy

NASCE AUGUSTIN LOUIS CAUCHY

21 de agosto de 1789
Augustin Louis Cauchy nasceu em 21 de agosto de 1789 e faleceu no ano de 1857. Foi um matemático francês, considerado um dos impulsores da análise no século XIX. Nasceu em Paris e estudou na Escola Politécnica desta cidade. Foi professor simultaneamente no Colégio da França, na Escola Politécnica e na Universidade de Paris. Em 1848 foi nomeado professor de astronomia matemática dessa universidade. Cauchy verificou a existência de funções elípticas recorrentes, deu o primeiro impulso para a teoria geral de funções e sentou as bases para o tratamento moderno da convergência de séries infinitas. Também aperfeiçoou o método de integração das equações diferenciais de primeiro grau. No campo da física, interessou-se pela propagação da luz e da teoria da elasticidade.

MORRE MARIA QUITÉRIA, A "JOANA D'ARC BRASILEIRA"

21 de agosto de 1853
No dia 21 de agosto de 1853 morria, em Salvador, Maria Quitéria de Jesus, militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Também chamada "Joana d'Arc brasileira" e patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Nascida no dia 27 de julho de 1792, em Feira de Santana (BA), Maria Quitéria era noiva quando, entre 1821 e 1822, começaram as movimentações na Bahia contra o domínio de Portugal. Em meio a esse momento, Maria Quitéria pediu ao seu pai, o velho Gonçalo, viúvo, autorização para se alistar no "Exército Libertador". Como seu pedido foi negado pelo pai, ela fugiu para a casa da meia-irmã, Teresa Maria e, lá, cortou os cabelos. Trajada como homem, ela se alistou com o nome de Medeiros, no Regimento de Artilharia, onde foi encontrada pelo pai duas semanas depois.
 
O Major José Antônio da Silva Castro defendeu sua permanência à tropa, pois Maria Quitéria possuía facilidade no manejo das armas e tinha disciplina militar. Ela seguiu com o batalhão para participar da defesa da ilha de Maré e depois foi para Conceição, Pituba e Itapoã. Em fevereiro de 1823, participou com bravura do combate da Pituba, quando atacou uma trincheira inimiga, onde fez prisioneiros portugueses. Em 31 de março, no posto de cadete, recebeu uma espada e acessórios. Em 2 de julho de 1823, quando o Exército Libertador entrou em triunfo em Salvador, Maria Quitéria foi saudada e homenageada pela população. Além disso, recebeu a autorização de portar uma espada. No dia 20 de agosto, foi recebida no Rio de Janeiro pelo imperador, que a condecorou com a Imperial Ordem do Cruzeiro, no grau de cavaleiro.
 
Mais tarde, Maria Quitéria foi perdoada pelo pai e se casou com um antigo namorado, o lavrador Gabriel Pereira de Brito, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Mais tarde, quando era viúva, ela se mudou para Feira de Santana em 1835, onde tentou receber parte da herança do pai, falecido no ano anterior. Porém, diante da lentidão da Justiça, ela foi para Salvador, onde morrreu aos 61 anos, quase cega e no anonimato. Seus restos mortais estão na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, em Salvador.
Tenista Maria Esther Bueno vence o Torneio de Wimbledon - The History Channel Brasil

TENISTA MARIA ESTHER BUENO VENCE O TORNEIO DE WIMBLEDON

21 de agosto de 1958
No dia 21 de agosto de 1958, a tenista brasileira Maria Esther Bueno se tornava a primeira tenista latino-americana a conquistar o título do torneio de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra. Com a vitória, ela passou a liderar o ranking mundial. Maria Esther Bueno começou a jogar quando era pequena, em São Paulo. Sem receber treinamento profissional, ela ganhou o campeonato nacional com apenas 14 anos. Em 1958, ela venceu o Aberto da Itália, sua primeira disputa internacinal. Ela ainda conquistou o título feminino do US Open em 1959, 1963, 1964 e 1966. Bueno voltou a vencer em Wimbledon em 1960 e 1963. Ela é considerada pela Associação dos Tenistas Profissionais uma das dez melhores jogadoras de todos os tempos.
Nasce Sergey Brin

NASCE SERGEY BRIN

21 de agosto de 1973
Sergey Brin nasceu em 21 de agosto de 1973. É criador e co-fundador do popular site de busca Google. Originário de Moscou, licenciou-se com méritos em Ciências da matemática pela Universidade de Maryland no College Park. Encontra-se atualmente fazendo um doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Stanford, onde realizou seu mestrado. Brin recebeu uma bolsa de estudos universitária de pós-graduação da National Science Foundation, como também um Master honorário em Administração de Empresas do Instituto de Empresa. Foi em Stanford onde conheceu Larry Page com quem desenvolveu o que se tornaria no famoso pesquisador, e juntos fundaram a Google Inc. em 1998. Brin atualmente ocupa o cargo de presidente de tecnologia no Google e possuia um valor líquido estimado de 18.5 bilhões de dólares em 2007, ocupando o 26° lugar na lista de pessoas mais ricas do mundo.
Nasce o velocista jamaicano Usain Bolt - The History Channel Brasil

NASCE O VELOCISTA JAMAICANO USAIN BOLT

21 de agosto de 1986
No dia 21 de agosto de 1986 nascia, em Trelawny, na Jamaica, Usain St. Leo Bolt, considerado o maior velocista de todos os tempos. Até os Jogos de Londres-2012, ele havia conquistado o bicampeonato olímpico e mundial, além de deter os recordes mundiais nos 100m e 200m rasos e no revezamento 4x100m. É o único atleta na história bicampeão em todas as três modalidades em Jogos Olímpicos de forma consecutivas.
 
Nos 100m rasos, sua marca é de 9,58s, no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim. Nos 200m, bateu o recorde mundial com 19,30s, em Pequim, superando o norte-americano Michael Johnson, que havia cravado 19,32s. Também em Berlim, em 2009, Bolt quebrou seu próprio recorde, ao estabelecer a nova marca mundial de 19s19.
 
Com a ajuda de Asafa Powell, Michael Frater e Nesta Carter, conquistou o revezamento 4x100m. A Jamaica bateu o antigo recorde mundial que pertencia aos EUA e já durava 15 anos - 37,40s -, baixando o tempo para 37,10s na final olímpica em Pequim 2008. No Mundial de Atletismo de 2011, Bolt e o revezamento jamaicano bateram novamente o recorde mundial, com 37,04s.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org