O que ja aconteceu no dia de hoje


Morre o imperador mongol Genghis Khan - The History Channel Brasil

MORRE O IMPERADOR MONGOL GENGHIS KHAN

18 de agosto de 1227
No dia 18 de agosto de 1227 morria, no nordeste da China e de causas desconhecidas, Genghis Khan, um príncipe mongol que unificou as tribos nômades do norte da Ásia, fundando o primeiro império mongol. Por meio de sua liderança, os mongóis deram início a uma onda de conquistas que resultou na criação de um vasto território pela Europa Central até o sul da Ásia. No auge desta expansão, os mongóis conquistaram importantes reinos na Ásia, como o Império Jin no norte da China (1211-1216), o Império Tangut, o reino Kara-Kitán e o Império de Jorezm. Após sua morte, o império mongol, que se estendia da Coreia até o mar Cáspio, foi dividido entre os seus quatro filhos, sendo que o terceiro deles, Ogodei, obteve maior poder de autoridade e foi eleito pela assembleia dos príncipes mongóis (1229). Ogodei consolidou as conquistas de seu pai e completou o domínio no norte da China (1234) e da Corea (1236) e estabeleceu o poder do império mongol sobre Georgia, Armênia e Cáucaso e também invadiu a Rússia e a planície do Danúbio. Apesar de sua fama de conquistador cruel e impiedoso, Genghis Khan foi um soberano hábil e inteligente, que trouxe a paz e a ordem aos seus domínios, acabou com rivalidades tribais históricas e com o banditismo, criou novas vias de transporte, respeitou as diferentes crenças de seus súditos e, mesmo sem saber ler, soube valorizar a importância da escrita. A data do seu nascimento não é conhecida, mas ele nasceu no ano 1162, nas proximidades do rio Onon, perto do lago Baikal, na região da Sibéria, na Rússia.
Nasce o advogado e jornalista Antônio Silva Jardim - The History Channel Brasil

NASCE O ADVOGADO E JORNALISTA ANTÔNIO SILVA JARDIM

18 de agosto de 1860
No dia 18 agosto de 1860 nascia, na Vila Capivari, hoje chamada Silva Jardim (RJ), Antônio da Silva Jardim, advogado, jornalista e ativista político. Ele teve grande atuação nos movimentos abolicionista e republicano, particularmente no Rio de Janeiro. Dedicou parte de sua vida aos comícios em prol da república e viagens constantes entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em sua militância, foi tanto aclamado como perseguido. Com a proclamação da república, ele foi deixado de lado, já que o exército não se sentia ligado aos civis que haviam lutado pela república no Brasil. Depois, Silva Jardim tentou a carreira política, candidatando-se a uma vaga ao Congresso, mas não foi eleito. Com 30 anos, decidiu viajar para Pompeia, na Itália. Quando estava visitando o vulcão Vesúvio, ele caiu em uma fenda que se abriu na cratera da montanha e morreu no dia 1 de julho de 1891.
Descoberto Fobos, satélite natural do planeta Marte - The History Channel Brasil

DESCOBERTO FOBOS, SATÉLITE NATURAL DO PLANETA MARTE

18 de agosto de 1877
No dia 18 de agosto de 1877, o pesquisador Asaph Hall descobria Fobos, uma das duas luas de Marte, a maior e a mais próxima lua do planeta. Fobos é, em todo o Sistema Solar, o satélite que orbita mais próximo do planeta-mãe: menos de seis mil quilômetros acima da superfície marciana. Os astrônomos teorizam que o satélite era provavelmente um asteroide que foi capturado pela força de gravidade de Marte.
Nasce Orestes Quércia, político, empresário, ex-senador, e ex-governador de SP - The History Channel Brasil

NASCE ORESTES QUÉRCIA, POLÍTICO, EMPRESÁRIO, EX-SENADOR, E EX-GOVERNADOR DE SP

18 de agosto de 1938
No dia 18 de agosto de 1938 nascia, na cidade de Pedregulhos (SP), o político e empresário Orestes Quércia. Em Campinas, ele obteve a graduação no curso de jornalismo e também se formou  advogado e administrador de empresas, em 1962, pela Pontifícia Universidade Católica.
Um dos fundadores do PMDB, ele foi prefeito de Campinas, deputado estadual, senador, vice-governador e governador de São Paulo. Sua carreira política foi marcada por grandes obras (como inaugurações de estações do metro em São Paulo e o Memorial da América Latina) e também por polêmicas e acusações de corrupção, que acabaram afetando de maneira definitiva sua popularidade. Depois de 1991, após ocupar o cargo de governador de São Paulo, ele não conseguiu vencer mais nenhuma eleição a qual se candidatou. Como empresário, Quércia tinha negócios nos setores da comunicação e imobiliário. Em 2010, deixou a campanha eleitoral em busca de uma vaga ao senado para tratar de um câncer na próstata. Contudo, não conseguiu se recuperar da doença e morreu no dia 24 de dezembro, em São Paulo. Quércia era casado com a médica Alaíde Barbosa Ulson, com quem teve quatro filhos.
Aparece o primeiro anticoncepcional oral

APARECE O PRIMEIRO ANTICONCEPCIONAL ORAL

18 de agosto de 1960
Os anticoncepcionais orais, mais amplamente conhecidos como pílula anticoncepcional ou, simplesmente, a pílula, são hormônios administrados por via oral que alteram o ciclo menstrual para impedir a ovulação e portanto a fecundação do óvulo. Os anticoncepcionais orais são compostos químicos que inibem a fertilidade, e todos atuam sobre o sistema hormonal. O primeiro anticoncepcional oral apareceu no mercado em 18 de agosto de 1960 e, desde então, goza de grande popularidade. Milhões de mulheres os usam em todo o mundo. Nenhum acontecimento na história da contracepção teve um efeito mais profundo sobre o controle da natalidade que o surgimento do anticoncepcional oral. A pílula apareceu como resultado das pesquisas médicas e do estímulo dado por Margaret Sanger, organizadora do movimento de paternidade planejada nos Estados Unidos.
África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo COI por não renunciar ao regime de apartheid - The History Channel Brasil

ÁFRICA DO SUL É BANIDA DOS JOGOS OLÍMPICOS PELO COI POR NÃO RENUNCIAR AO REGIME DE APARTHEID

18 de agosto de 1964
No dia 18 de agosto de 1964, a África do Sul foi banida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por conta do regime de apartheid. Com isso, o país disputou os Jogos de Roma, em 1960, e só retornou em Barcelona, em 1992, após a política de segregação racial ter sido extinta no país.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org