O que já aconteceu no dia de hoje


Nasce Juan Bosco

NASCE JUAN BOSCO

16 de agosto de 1815
Juan Melchor Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815 e faleceu em 31 de janeiro de 1888. Foi um sacerdote católico, educador e escritor italiano do século XIX. Fundou a Congregação Salesiana, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Associação de Salesianos Cooperadores, o Boletim Salesiano e o Oratório Salesiano. Promoveu a Associação de ex"alunos Salesianos, o desenvolvimento de um moderno sistema pedagógico conhecido como Sistema Preventivo para a formação de crianças e jovens. Colaborou com a construção de obras educativas para o serviço da juventude mais necessitada, especialmente na Europa e na América Latina. Foi um dos sacerdotes que conseguiu a unidade da Igreja durante os difíceis anos da consolidação do Estado Italiano e os enfrentamentos entre este e o papa Pio IX, o que ocasionou a perda dos chamados Estados Pontifícios e o nascimento da República da Itália. Foi autor de inúmeras obras, todas dirigidas para a educação juvenil e para a defesa da fé católica, o que o destaca como um dos principais promotores da imprensa de seu século.
Fundação da Cidade Brasileira de Teresina, capital do Estado do Piauí - The History Channel Brasil

FUNDAÇÃO DA CIDADE BRASILEIRA DE TERESINA, CAPITAL DO ESTADO DO PIAUÍ

16 de agosto de 1852
No dia 16 de agosto de 1852 era fundada a cidade de Teresina, capital do Piauí. Trata-se da única capital nordestina que não está localizada no litoral. A cidade possui em torno de 825 mil habitantes, porém, somada a população da região metropolitana, o número sobe para 1,1 milhão. De acordo com o IPEA, Teresina é a terceira capital mais segura do Brasil, mas apresenta o segundo pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais do nordeste. O nome da cidade é uma homenagem a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, ou seja, uma mistura das palavras Teresa e Cristina. Ela também foi a primeira capital do Brasil especificamente planejada para substituir outra já existente. Além do aeroporto Senador Petrônio Portella, a cidade também possui metrô, com nove estações. Na economia, o destaque fica por conta da indústria têxtil, montadoras de bicicletas, bebidas, medicamentos, química, móveis e cerâmica. A construção civil também está em ampla expansão.
Morre John Stith Pemberton

MORRE JOHN STITH PEMBERTON

16 de agosto de 1888
John Stith Pemberton nasceu em 8 de julho de 1831 e faleceu em 16 de agosto de 1888. Foi um químico farmacêutico norte-americano conhecido por ter sido o inventor do refrigerante: Coca-Cola. Hoje em dia, este é o produto mais amplamente distribuído no mundo, adquirido em 205 países, muito mais que as nações que formam a ONU. Junto à típica expressão americana "Ok", a Coca-Cola é a palavra mais reconhecida universalmente no mundo, tornando-a em um símbolo do estilo da vida ocidental. Antes da Coca-Cola, Pemberton tinha no mercado diversos produtos que lhe proporcionavam suculentos lucros. Entre eles, o "Grande Vigorizante do Dr. Sandorf" ou o "Eureka Oil", todos eles compostos medicinais e patenteados. Como inventor e farmacêutico, Pemberton foi um dos poucos que teve na época, fácil acesso direto ao mundo das drogas, como a cocaína, a morfina e também a maconha.

MORRE EÇA DE QUEIRÓS, ESCRITOR PORTUGUÊS E AUTOR DO LIVRO "OS MAIAS"

16 de agosto de 1900
No dia 16 de agosto de 1900 morria, na sua casa em Neuilly, perto de Paris, José Maria de Eça de Queirós, considerado um dos mais importantes escritores portugueses. Ele foi autor de livros consagrados como “Os Maias” e “O crime do Padre Amaro”. Nascido no dia 25 de novembro de 1845, em Póvoa de Varzim, em Portugal, seus trabalhos foram traduzidos para aproximadamente 20 idiomas. Além de escritor, também exerceu a carreira diplomática, a partir de 1873, quando foi nomeado cônsul em Havana. Seus anos mais produtivos, contudo, foram na Inglaterra, entre 1874 e 1878, quando trabalhou em Newcastle e Bristol, onde escreveu “A Capital”. Também publicou esporadicamente no "Diário de Notícias", de Lisboa. Depois, em 1888, foi nomeado cônsul em Paris. Casou-se aos 40 anos com Emília de Resende, com quem teve quatro filhos: Alberto, Antônio, José Maria e Maria. Eça de Queirós morreu no dia 16 de agosto de 1900, na sua casa de Neuilly, perto de Paris.
Nasce Oscarito, comediante famoso pela dupla com Grande Otelo - The History Channel Brasil

NASCE OSCARITO, COMEDIANTE FAMOSO PELA DUPLA COM GRANDE OTELO

16 de agosto de 1906
No dia 16 de agosto de 1906 nascia, em Málaga, na Espanha, Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz, mais conhecido como Oscarito, considerado um dos mais populares atores cômicos do Brasil, famoso pela dupla com Grande Otelo em comédias. Oscarito nasceu em família circense e veio para o Brasil com um ano de idade, apesar disso ele só se naturalizou brasileiro em 1949. Oscarito estreou no Teatro de Revista em 1932, na peça Calma, Gegê, que satirizava Getúlio Vargas, de quem acabou ficando amigo. Contudo, foi no cinema, onde participou de quase 50 filmes, que ele ficou famoso por conta de sua participação em filmes de chanchada. Oscarito foi casado com Margot Louro, com quem teve dois filhos. Ele morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, no dia 4 de junho de 1970, quando, já aposentado, tentava imitar seu pulo característico e sofreu um acidente vascular.
Nasce o escritor Charles Bukowski, “o velho safado”

NASCE O ESCRITOR CHARLES BUKOWSKI, “O VELHO SAFADO”

16 de agosto de 1920
No dia 16 de agosto de 1920 nascia, na cidade alemã de Andernach, Henry Charles Bukowski Jr, poeta, contista e romancista. Sua obra é caracterizada pelo conteúdo obsceno, estilo coloquial e é autobiográfica em grande parte, descrevendo uma vida errante, de muitas bebedeiras. Ao longo de sua carreira, Bukowski escreveu mais de 50 livros.
Bukowski era filho de um soldado dos EUA e se mudou para a América ainda pequeno. A família fixou residência no subúrbio de Los Angeles, e Bukowski sofria com um pai extremamente autoritário. Quando adolescente, ele teve um problema de pele, no qual apareciam várias inflamações no rosto e em parte do corpo, fato que o constrangia e o afastou do convívio social. Por conta dos seus problemas, chegou a deixar a escola e passou a beber e a ler livros. Teve vários empregos temporários em várias cidades americanas. Apesar de escrever alucinadamente, seu primeiro livro só foi publicado em 1955. Entre seus livros estão "Mulheres", "Hollywood" e "Cartas na Rua".
Sua obra foi adaptada para o cinema por alguns diretores. Nos anos 1980, Bukowski ficou bastante conhecido e tornou-se celebridade. Ele morreu aos 73 anos, no dia 9 de março de 1994, em Los Angeles, vítima de leucemia.
Nasce Millôr Fernandes, escritor, poeta e humorista brasileiro - The History Channel Brasil

NASCE MILLÔR FERNANDES, ESCRITOR, POETA E HUMORISTA BRASILEIRO

16 de agosto de 1923
No dia 16 de agosto de 1923 nascia, no Rio de Janeiro, Millôr Fernandes, desenhista, tradutor, jornalista, roteirista de cinema e dramaturgo. Era um tipo de artista raro, daqueles que impressiona crítica e público em todas as áreas em que se arriscou. Começou no jornalismo em 1938, na revista "O Cruzeiro". Passou ainda por "O Correio Brasiliense", "O Estado de São Paulo", "O Diário Popular", "O Pasquim" entre tantos. Na internet mantinha o site Millôr Online e seu perfil no Twitter já contava com mais de 285 mil seguidores. Sua fama era tão grande que, em 1948, foi apresentado ao próprio Walt Disney, em viagem aos Estados Unidos. No ano seguinte veio sua primeira incursão cinematográfica, com o roteiro de “Modelo 19". Em 1953, viu a estreia de sua primeira peça de teatro, "Uma mulher em três atos". Foi no teatro que ele mais colecionou prêmios, tanto por seus textos como por traduções de espetáculos conhecidos. Millôr morreu em sua casa, por falência múltipla dos órgãos, no dia 27 de março de 2012.
Nasce Madonna, cantora norte-americana - The History Channel Brasil

NASCE MADONNA, CANTORA NORTE-AMERICANA

16 de agosto de 1958
No dia 16 de agosto de 1958 nascia, em Bay City, Michigan (EUA), Madonna Louise Ciccone, mais conhecida como Madonna ou Rainha do Pop. Ela é uma das cantoras mais bem sucedidas do mundo, famosa tanto por seus hits, quanto por suas controvérsias e polêmicas. Madonna passou a infância em Pontiac, um subúrbio de Detroit e Avon Township. Quando tinha cinco anos, sua mãe faleceu, vítima de um câncer de mama, aos 30 anos. A experiência de testemunhar a morte lenta da mãe foi determinante em sua vida. Madonna cresceu rebelde e solitária. Não depilava as axilas e nem usava maquiagem como o resto das meninas, entretanto, cresceu com uma ambição forte de conseguir coisas importantes e concentrava todos os seus esforços nos estudos, conseguindo sempre excelentes notas.
 
Mais tarde, ela conseguiu uma bolsa de estudos de dança, na Universidade de Michigan. Apesar de Christopher Flynn, seu professor, tentar convencê-la a seguir uma carreira profissional como bailarina, Madonna deixou a universidade em 1977 e mudou-se para Nova York, onde trabalhou como garçonete enquanto frequentava companhias de balé moderno. Depois de empenhar-se como bailarinha, em grupos de artistas consagrados, participou da banda de rock “Breakfast Club” em 1979, e em 1980, em “Emmy”. Foi ali que o produtor Mark Kamins a descobriu e intermediou uma reunião com o fundador da Sire Records. Sire contratou Madonna e, em outubro de 1982, lançou seu primeiro compacto, “Everybody”, que foi um imenso sucesso, seguido, pouco tempo depois, por seu primeiro álbum, Madonna, outro enorme êxito de vendas.
 
Em 1984 seu segundo disco foi lançado, “Like a Virgin”, um sucesso nacional e internacional, que vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. A faixa-título do álbum foi considerada um escândalo, sendo alvo de protestos de diversas organizações que a consideravam a favor do sexo antes do casamento e desrespeitosa aos valores familiares. Gradualmente, tanto a música de Madonna, assim como seu comportamento e sua forma de vestir, influenciaram as gerações de jovens de todo o mundo, transformando-se em ícone da cultura pop dos anos 80. Em 1986, seu terceiro álbum, “True Blue”, chegou ao mercado e foi outro sucesso instantâneo, com canções como “La Isla Bonita”, consagrando Madonna como a artista do momento. Em 1989, lançou “Like a Prayer”, disco que novamente, causou enorme polêmica por seu conteúdo, e que é considerado seu melhor álbum. Desde então, a carreira de Madonna cresceu de maneira avassaladora e seus álbuns sempre geraram lucros e controvérsias. Ela também já publicou livros, entre eles “Sex”, e participou de filmes como “Evita”. Por mais que passem os anos, Madonna segue surpreendendo e reinventando-se como artista, permanecendo como ídolo e referência de milhões de fãs em todo o mundo.
Morre o lendário Elvis Presley, o “Rei do Rock” - The History Channel Brasil

MORRE O LENDÁRIO ELVIS PRESLEY, O “REI DO ROCK”

16 de agosto de 1977
No dia 16 de agosto de 1977 o mundo perdia um dos grandes astros da música: o “Rei do Rock”, Elvis Presley. Ele morreu repentinamente em sua mansão em Memphis, nos Estados Unidos, em circunstâncias não esclarecidas, que seguem gerando especulações até os dias atuais. Nascido no dia 8 de janeiro de 1935, Presley também era conhecido na década de 50 pelo apelido Elvis The Pelvis, por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Com uma potente voz, força interpretativa e estilo galã, foi um sucesso de público e se transformou em um dos ícones da cultura popular mundial. Ele cantava acompanhado do guitarrista Scotty Moore e do baixista Bill Black. Presley foi um dos criadores do rockabilly, fusão do country e do rhythm and blues.
Entre seus sucessos, estão “Don't Be Cruel", "Love me Tender", “Teddy Bear", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", “In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You" e "Moody Blue".
Mesmo 30 anos depois da sua morte, ele é o artista solo com maior número de hits nas paradas mundiais e recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos, com mais de 1 bilhão e meio cópias vendidos em todo o mundo.
Manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor - The History Channel Brasil

MANIFESTANTES SAEM ÀS RUAS DE TODO O BRASIL PARA PEDIR A SAÍDA DO PRESIDENTE FERNANDO COLLOR

16 de agosto de 1992
No dia 16 de agosto de 1992, milhares de manifestantes foram às ruas nas cidades brasileiras, com rostos pintados e vestidos de preto, para pedir a saída do poder do então presidente Fernando Collor, acusado de corrupção e que também adotou medidas econômicas que desagradam a população. O movimento ficou conhecido como "caras-pintadas". Em coro, os manifestantes cantavam "Fora Collor!!! Fora Collor!!!" ou "Ai, ai, ai, ai, se empurrar o Collor cai"

MORRE DORIVAL CAYMMI, CANTOR E COMPOSITOR BAIANO

16 de agosto de 2008

No dia 16 de agosto de 2008 morria, no Rio de Janeiro, Dorival Caymmi, cantor, compositor, violonista, pintor e ator. Ele foi vítima, aos 94 anos, de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos por causa de um câncer renal que possuía fazia nove anos. Nascido no dia 30 de abril de 1914, em Salvador, na Bahia, suas músicas possuem forte influência da música negra. Ele chamava a atenção por seu estilo pessoal de compor e cantar, com versos caracterizados pela riqueza melódica.
Quando tinha pouco mais de vinte anos, Gonzaguinha se mudou para o Rio de Janeiro onde cantou na Rádio Tupi. Sua canção, “O Que É Que a Baiana Tem”, de 1938, rendeu a Carmen Miranda uma carreira internacional, a partir do filme “Banana da Terra”, do mesmo ano. Por conta de sua composições, como Maracangalha (1956) e Saudade de Bahia  (1957), a Bahia fica conhecida por sua cultura e também, de uma certa maneira, como um lugar exótico.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org