O que ja aconteceu no dia de hoje


É travada a Batalha de Consuegra

É TRAVADA A BATALHA DE CONSUEGRA

15 de agosto de 1097
A Batalha de Consuegra aconteceu em 15 de agosto de 1097 na localidade de Consuegra, na província Castellanom (Espanha). Em 1085, a cidade de Toledo foi conquistada por Alfonso VI, por isso os reis das Taifas de Sevilha, Granada e Badajoz, solicitaram a intervenção de Yusuf ibn Tashfin, um emir Almorávide, que venceu Alfonso VI em 26 de outubro do ano seguinte. Depois a dinastia almorávide apoderou-se lentamente das dinastias Taifas, enquanto isso Rodrigo Díaz de Vivar, conhecido popularmente como "El Cid", um dos personagens mais aclamados da época, mantinha controlado o Flanco Levantino, até 1094, quando entrou em Valencia e estabeleceu-se por lá. Desde então, Valencia é de onde partiu Diego Rodríguez de Vivar, o filho de El Cid, o qual foi enviado para lutar com Alfonso VI, em defesa do reino. Já em 15 de agosto de 1097, somente a 3 anos do início do Século XII, as tropas de Yusuf ibn Tasfin de Córdoba, arremeteram contra as do Rei Alfonso, as quais fugiram para o Castelo de Consuegra, onde estiveram alojados durante 8 dias. No ataque morreu o filho de El Cid, Diego Rodríguez. Finalmente a vitória foi para os Almorávides.

NASCE NAPOLEÃO BONAPARTE, MILITAR E IMPERADOR DA FRANÇA

15 de agosto de 1769
No dia 15 de agosto de 1769 nascia, em Ajaccio, na Córsega, Napoleão Bonaparte, militar e imperador da França, conquistador de grande parte do território europeu no princípio do século XIX. Quando a Revolução Francesa eclodiu, em 1789, Napoleão encontrava-se na Córsega, onde juntou-se à facção jacobina, sendo nomeado Segundo Comandante da Guarda Nacional de voluntários da ilha. Juntamente com sua família, teve que buscar refúgio na França a partir de junho de 1793.
Depois de demonstrar determinação durante os momentos difíceis, como na rebelião em Toulon, foi promovido ao posto de General de Brigada. O triunfo obtido durante a defesa da Convenção do Palácio de Tulherias, em outubro de 1795, conferiu a Napoleão excelente reputação e poder no novo governo francês.
Utilizando sua genialidade e estrategismo, aplicou os conhecimentos aprendidos durante seus estudos e pesquisas, enquanto implementava suas próprias táticas, que usava de acordo com as situações que se apresentavam. Suas vitoriosas campanhas o transformaram num personagem extremamente influente dentro da política francesa, sendo recebido como herói conquistador, em seu retorno à Paris.

Totalmente dominado por sua ambição imperialista, executou brutalmente uma invasão ao Egito, onde pela primeira vez, enfrentou os ingleses, antes de aplicar um golpe de estado na França, no final de 1799, transformando-se no primeiro Cônsul francês e homem mais poderoso da nova república. Em 1804, num ato de autoproclamação, transformou-se em monarca no Primeiro Império Francês, iniciando uma série de campanhas militares que culminariam na conquista de vastos territórios na Europa e África, o que, inevitavelmente, resultaram em imensos conflitos bélicos com outras grandes potências de seu tempo: Rússia e Inglaterra.
Depois de uma série de derrotas militares, entre elas, a famosa Batalha de Waterloo, e a consequente perda do apoio francês, abdicou e foi desterrado pelo exército britânico, sendo trasladado à ilha de Santa Helena, em 1815. Morreu ali, em 5 de maio de 1821, supostamente por envenenamento com arsênico.

INAUGURADO O CANAL DO PANAMÁ

15 de agosto de 1914
No dia 15 de agosto de 1914 o Canal do Panamá entrava oficialmente em operação. A gigantesca e ousada obra teve início em 1880 e, atualmente, EUA e China são os principais usuários do canal marítimo de 81 quilômetros de extensão. Graças a esta rota marítima, que corta o istmo do Panamá, foi possível fazer uma conexão entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado um ponto importante para o comércio internacional já que encurta enormemente o percurso dos navios.
 
Considerada na época da inauguração uma maravilha tecnológica, a complexa série de eclusas do canal permitia a passagem dos maiores navios do começo do século passado.
Nasce Bernardo Guimarães, autor do livro “Escrava Isaura”

NASCE BERNARDO GUIMARÃES, AUTOR DO LIVRO “ESCRAVA ISAURA”

15 de agosto de 1925
No dia 15 de agosto de 1825 nascia, em Ouro Preto (MG), Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, escritor conhecido pelo livro “A Escrava Isaura”. Sua obra mais popular foi publicada pela primeira vez em 1875. A história é sobre a saga de uma bela escrava branca que vivia em uma fazenda do Vale do Paraíba, na região de Campos, no Rio de Janeiro. “Escrava Isaura” foi adaptada para a TV e virou novela na Rede Globo (1976/1977) e na Rede Record (2004). A versão da Globo foi exportada para cerca de 150 países.
Bernardo Guimarães se formou em Direito em São Paulo, em 1847, época em que se tornou amigo dos poetas Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa. No começou da sua carreira, escreveu alguns poemas pornográficos. Entre os mais conhecidos estão “O Elixir do Pajé” e “A Origem do Mênstruo” - ambas publicadas clandestinamente em 1875. Seu livro mais bem aceito pela crítica foi “O seminarista”, publicado pela primeira vez em 1872. A história questiona o celibato dos padres.
Apesar de ter exercido alguns cargos como juiz municipal, jornalista, professor de retórica e poética e ter ensinado latim e de francês, Bernardo Guimarães morreu pobre, no dia 10 de março de 1884, em Ouro Preto. Pouco antes, em 1881, foi homenageado pelo imperador Dom Pedro II, além de ter sido membro da Academia Brasileira de Letras.
Começa o Festival de Woodstock - The History Channel Brasil

COMEÇA O FESTIVAL DE WOODSTOCK

15 de agosto de 1969
No dia 15 de agosto de 1969 começava o Woodstock Music & Art Fair, mais conhecido como Woodstock ou Festival de Woodstock. O evento foi um festival de música realizado na fazenda de 600 acres de Max Yasgur, na cidade rural de Bethel, em Nova York, nos EUA. De acordo com o anúncio, o festival era "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música". Aproximadamente meio milhão de pessoas compareceram ao evento que ficou marcado como ícone do movimento hippie e da contracultura. O festival aconteceu sob chuva, o que não impediu que os maiores nomes da música da época subissem ao palco. Entre os cantores que se apresentaram estavam Janis Joplin, Jimi Hendri, Santana, The Who, Creendance Clearwater Revival.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org