O que ja aconteceu no dia de hoje


Nasce Mariano Matamoros

NASCE MARIANO MATAMOROS

14 de agosto de 1770
Mariano Matamoros e Guridi, nasceu em 14 de agosto de 1770 e faleceu em 3 de fevereiro de 1814. Foi um sacerdote liberal mexicano que participou na guerra de Independência do México e um dos seus principais líderes. Em 16 de setembro de 1823, Matamoros foi honrado como Benemérito da Pátria. Seus restos descansam atualmente na Coluna da Independência da cidade do México. Passou sua infância em Ixtacuixtla, Tlaxcala. Na Cidade do México formou-se em bacharel em arte em 1786 e em teologia em 1789. Ordenou-se padre em 1796, e fez sua primeira missa na paróquia de Santa Ana. Depois foi designado a outras paróquias, como a do Sacrário Metropolitano, Querétaro e Jantetelco, onde começou a exercer seu ministério a partir de 1808. Nessa época, começou com as idéias liberais dos crioulos, razão pela qual foi preso pelas autoridades espanholas pouco antes do começo da guerra.

JAPÃO ACEITA RENDIÇÃO INCONDICIONAL E ACONTECE O FIM SIMBÓLICO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

14 de agosto de 1945
No dia 14 de agosto de 1945, o Japão aceitava sua rendição incondicional de acordo com os termos impostos pelos principais países aliados na II Guerra Mundial – União Soviética, Estados Unidos, Império Britânico e China. Na visão de muitos historiadores, este foi o final simbólico do conflito.
 
A rendição japonesa foi anunciada ao mundo pelo presidente norte-americano Henry S. Truman. Pelo lado japonês, a decisão foi repassada à população pelo imperador Michinomiya Hirohito, quando, pela primeira vez, um imperador se dirigiu à nação por meio do rádio. A rendição formal foi assinada no dia 2 de setembro de 1945, a bordo do navio norte-americano USS Missouri, na Baía de Tóquio, encerrando oficialmente a guerra.
Morre Bertolt Brecht

MORRE BERTOLT BRECHT

14 de agosto de 1956
Bertolt Brecht, nasceu em 10 de fevereiro de 1898 e faleceu em 14 de agosto de 1956. Foi um dramaturgo e poeta alemão, um dos mais influentes do século XX, criador do chamado Teatro épico. O teatro brechtiano foi criado para um público intelectual; não escreveu histórias entretidas que envolvessem o espectador, nem era sua intenção. De fato, buscou distância do espectador -e inclusive do ator- com respeito ao personagem. É por isso, um teatro de difícil acesso, que é necessário ser colocado em seu contexto literário e histórico. O olhar de Brecht é difícil, profundamente pessimista -isso o levou a ter problemas com o pretendido socialismo real. Além do mais, concebeu o teatro como um instrumento para transformar o mundo, o que imprimiu um marcante caráter didático a suas obras; algo que pode resultar incômodo para o aficionado a um teatro menos militante.

NASCE A JOGADORA DE VÔLEI ANA MOSER

14 de agosto de 1968
No dia 14 de agosto de 1968 nascia, em Blumenau (SC), a jogadora de vôlei Ana Beatriz Moser, considerada uma das maiores atacantes da história do voleibol. Ana passou a fazer parte da seleção adulta de vôlei em 1987 e participou de conquistas importantes como título do Grand Prix (94/96) e a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Nesta Olimpíada, as jogadoras brasileiras se desentenderam com as cubanas, que venceram o jogo das semifinais. Ana Moser foi uma das pivôs da discussão.
 
Após enfrentar problemas físicos, em especial nos joelhos, Ana Moser anunciou oficialmente sua aposentadoria das quadras no dia 30 de novembro de 1999. Depois, trabalhou em projetos formação de atletas em escolas públicas e também foi comentarista na televisão. Em maio de 2009 ela entrou para o seleto Hall da Fama do Vôlei. Por clubes, Ana Moser defendeu Transbrasil, Sadia E.C., Colgate/São Caetano, Leite Moça, Mizuno/Uniban, Dayvit, Universidade Guarulhos e BCN/Osasco.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org