O que ja aconteceu no dia de hoje


É TRAVADA A BATALHA DE MOHÁCS

12 de agosto de 1526
A Batalha de Mohács foi um combate que supôs a derrota do exército húngaro, sob as ordens do rei Luís II da Hungria, nas mãos do exército otomano, sob o comando do sultão Solimán, o Magnífico, e que teve como data o dia 12 de agosto de 1526 e ocorreu em Mohács, a 170 km ao sul de Budapeste (Hungria). A batalha durou apenas duas horas. As forças húngaras foram praticamente aniquiladas e o próprio rei morreu na batalha. As baixas foram de 21.000 soldados húngaros e 12.000 otomanos. As conseqüências para a Hungria foram desastrosas. Depois de doze anos de guerra civil, todo o país foi absorvido pelo Império Turco; e apenas o terço oriental, incluída a Transilvânia, manteve certa autonomia. A monarquia húngara foi destruída, e Fernando I - irmão de Carlos V e herdeiro do Sacro Império Romano Germânico - foi nomeado monarca da parte da Hungria que os turcos haviam deixado e de Boêmia, que permaneceu intacta. Desde então a Hungria se transformou em um Reino protegido pelo Império Otomano.

TEM INÍCIO A CONJURAÇÃO BAIANA

12 de agosto de 1789
No final do século 18, o reino de Portugal enfrentava um momento de crise econômica que, consequentemente, causava muito descontentamento popular, especialmente nas classes menos privilegiadas. No dia 12 de agosto de 1789 um grupo revoltosos deu início, em Salvador, à Conjuração Baiana também chamada de Revolta dos Alfaiates. Pessoas ligadas ao grupo maçônico liberal "Cavaleiros da Luz" aproveitaram as circunstâncias para lançar uma campanha em favor da independência brasileira, inspirados nas revoluções francesa e norte-americana. Dentre as reivindicações estavam a instalação de um governo igualitário, o fim da escravidão e o livre comércio. As autoridades portuguesas prenderam em torno de 50 revolucionários. Três meses depois, quatro foram executados e os demais condenados à prisão. A Conjuração Baiana foi uma das expressões mais claras e um dos primeiros movimentos pela independência do Brasil.
É travada a Batalha dos Arapiles

É TRAVADA A BATALHA DOS ARAPILES

12 de agosto de 1812
A Batalha dos Arapiles (conhecida pela historiografia inglesa como a Batalha de Salamanca), um dos confrontos mais importantes da Guerra da Independência espanhola, foi travada nos arredores das colinas do Arapil Chico e Arapil Grande, no município de Arapiles, ao sul da cidade de Salamanca (Castilla e León, Espanha), em 12 de agosto de 1812. Teve como resultado uma grande vitória do exército anglo-hispano-português, sob o comando do general Arthur Wellesley, primeiro duque de Wellington, contra as tropas francesas sob o comando do marechal Auguste Marmont. Os aliados sofreram 5.220 baixas entre mortos, feridos e desaparecidos, dos quais 3.176 eram britânicos, 2.038 portugueses e 6 espanhóis, enquanto o exército francês perdeu aproximadamente 12.500 homens, incluindo os prisioneiros.

THOMAS EDISON INVENTA O FONÓGRAFO

12 de agosto de 1877
No dia 12 de agosto de 1877 o inventor Thomas Edison anunciou que havia construído um fonógrafo. O aparelho utilizava um sistema de gravação mecânica analógica, em que as ondas sonoras foram transformadas em vibrações mecânicas por um transdutor acústico-mecânico. Estas vibrações moviam um estilete que fazia uma ranhura helicoidal sobre um cilindro de fonógrafo. Para reproduzir o som o processo era invertido.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org