O que ja aconteceu no dia de hoje


É travada a Batalha de Termópilas

É TRAVADA A BATALHA DE TERMÓPILAS

11 de agosto de 0480
Termópilas (Portas Quentes devido aos mananciais quentes que ali existiam) foi um importante cenário do conflito entre as polis gregas, encabeçadas pelos territórios aliados de Esparta e Atenas, e o Império Persa em 11 de agosto de 480 a.C. A contenda de maior renome da antiguidade foi a Batalha das Termópilas, na qual lutaram de um lado a salvaguarda grega, formada por 1.000 soldados gregos e 1.000 espartanos, e por outro lado os persas com aproximadamente 4.000 homens. A batalha durou cinco dias e os persas conseguiram derrotar os exércitos aliados, mas estes já haviam atrasado notavelmente o avanço persa, dizimado a moral de seu exército, causando consideráveis perdas e dando tempo aos outros gregos de evacuar suas cidades e preparar a defesa. O sacrifício dos gregos teve amplas repercussões na Grécia da Antiguidade. Tal foi sua fama que até hoje é considerado como um dos exemplos máximos de sacrifício, no qual poucos valentes opuseram-se à maquinaria de guerra mais poderosa, e deram suas vidas lutando por sua terra, honra e liberdade. Esta é considerada uma das batalhas mais memoráveis, decisivas e célebres que o mundo presenciou nessa época.

É INAUGURADO O MUSEU DO LOUVRE, EM PARIS

11 de agosto de 1793
Considerado um dos museus mais importantes da atualidade, o Louvre, em Paris, foi inaugurado no dia 11 de agosto de 1793, durante a Revolução Francesa. O local recebe uma média de oito milhões de pessoas por ano e é o museu mais visitado do mundo. Antes de se tornar um museu, o Palácio do Louvre era sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV.
No Louvre estão coleções que abrangem um período de oito mil anos de cultura e civilização do Oriente e do Ocidente. No museu, por exemplo, estão o quadro da Mona Lisa, a Vênus de Milo, coleções do Egito antigo, da civilização greco-romana e obras-primas de artistas como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo e Goya.

MORRE O PINTOR PAUL JACKSON POLLOCK

11 de agosto de 1956
No dia 11 de agosto de 1956 morria em Springs, nos EUA, Paul Jackson Pollock, um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. Ele morreu vítima de um acidente automobilístico. Nascido no dia 28 de janeiro de 1912, em Cody, Wyoming (EUA), ele teve vários problemas com o alcoolismo ao longo de sua vida. Em 1945, se casou com a Lee Krasner, que exerceu grande influência em sua carreira.
 
Pollock chamou a atenção por sua técnica de pintura, na qual respingava a tinta sobre imensas telas, sem uso de cavalete ou pincéis. Ele pintava com a tela no chão para sentir-se dentro do quadro. 

JUDOCA KETLEYN QUADROS É A PRIMEIRA MULHER A CONQUISTAR UMA MEDALHA OLÍMPICA PARA O BRASIL EM ESPORTES INDIVIDUAIS

11 de agosto de 2008
No dia 11 de agosto de 2008, a judoca Ketleyn Quadros entrou para a história do esporte brasileiro ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha em uma categoria individual em Jogos Olímpicos. No caso, ela obteve a medalha de bronze em Pequim-2008 na categoria leve (até 57 kg) após vencer a luta contra a australiana Maria Pekli. Nascida em Ceilândia, no Distrito Federal, no dia 1 de outubro de 1987, depois dos jogos de Pequim, ela foi medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín, competição em que foi porta-bandeira da delegação do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org