Noticias do Meio


Adeus a Altamiro Carrilho


Na manhã da última quarta-feira, 15 de julho, desencarnou no Rio de Janeiro, o flautista Altamiro Carrilho aos 87 anos de idade. Na segunda-feira, 13, ele passou mal e foi levado para uma clínica particular em Laranjeiras, zona Sul do Rio.
Altamiro Carrilho nasceu em 21 de dezembro de 1924 e compôs cerca de 200 canções em seus mais de 70 anos de carreira se apresentando em mais de 40 países difundido o choro brasileiro. Algumas de suas principais músicas são: "Rio antigo", "A galope", "Acorda, Luiz", "Bem Brasil" e "Canarinho teimoso".
Músico de estúdio gravou pelo menos duas das mais inconfundíveis introduções de flauta da história da MPB: as de "Detalhes" (Roberto Carlos) e "Meu caro amigo" (Chico Buarque).
Altamiro ganhou a primeira flauta aos 5 anos, como um presente de Natal. Em seguida começou a produzir seus próprios instrumentos com bambu. Só aos 11 anos, passou a ter aulas de música gratuitas com um carteiro.
No ano de 1938, passou a integrar a banda de seu avô “Banda Lira de Arion” onde tocava caixa de guerra, pouco tempo depois tocando flauta, ganhou o programa de calouros de Ary Barroso. Trabalhou também como farmacêutico além de trabalhar com música no período da noite, até conseguir comprar uma flauta de segunda mão e iniciar sua carreira.
Já no ano de 1951, entrou para o Regional do Canhoto, substituindo Benedito Lacersa, flautista, compositor e parceiro de Pixinguinha. Nos anos 60 morou fora do país e na década seguinte se tornou um dos flautistas mais requisitados, por conta do movimento de redescoberta do choro.
De sua discografia, os discos "Choros imortais" (1964) e "Choros imortais 2" (1965) figuram, para especialistas, como alguns dos trabalhos mais marcantes da história do gênero.
Altamiro Carrilho sempre teve uma ligação muito forte com o comunicador da Rádio Boa Nova João Thomaz do Amaral, apresentador do programa Chorinho Brasil. Já estiveram juntos em eventos, show e apresentações. No dia  19 de Fevereiro de 2011, Altamiro  participou ao vivo do programa Chorinho Brasil.
Acompanhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org