Noticias do Meio


Metade da população não conta com coleta de esgoto


Um estudo do Instituto Trata Brasil, aponta que quase metade da população das 100 maiores cidades do país, ainda não conta com a coleta de esgoto. Pouco mais de um terço ou 36,28% da coleta, passa por tratamento.
Na média, os grandes municípios destinaram 28% de sua receita, em obras de saneamento. A maioria não chegou a utilizar vinte por cento dos recursos, na ampliação dos serviços.
O problema é comum a praticamente todos os 5.565 municípios brasileiros.
Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Trata Brasil informou que nessas 100 cidades analisadas vivem 77 milhões de um total de 191 milhões de brasileiros - e destes, mais de 31 milhões moram em lugares onde o esgoto corre a céu aberto.
Embora esse volume seja expressivo, o nível de cobertura supera a média nacional. Entre as 100 cidades, a coleta existe em 59,1% dos municípios, enquanto ao juntar os demais municípios brasileiros a coleta alcança apenas 46,2%.
Em 34 cidades, mais de 80% da população têm o esgoto coletado e entre estas cinco atendem todo o município: Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Jundiaí (SP), Piracicaba (SP) e Franca (SP). A pesquisa aponta que em 32 municípios, a coleta varia entre 0% a 40% e em 34, de 41% a 80%. Quanto ao esgoto tratado foi verificado que em 40 cidades, este serviço não ultrapassa a 20% da coleta. Já o nível de excelência ou acima de 81% só existe em seis localidades: Sorocaba (SP), Niterói (RJ), São José do Rio Preto (SP), Jundiaí (SP), Curitiba (PR) e Maringá (PR).

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org