Noticias do Meio

Robô Curiosity se prepara para o primeiro grande passeio em Marte

ROBÔ CURIOSITY SE PREPARA PARA O PRIMEIRO GRANDE PASSEIO EM MARTE



O robô Curiosity está se preparando dar o seu primeiro grande passeio em Marte. Na próxima semana, ele caminhará 140 metros até um ponto chamado Glenelg, onde se encontram três tipos diferentes de amostras de superfícies. Neste local, uma espécie de intersecção, o robô fará sua primeira perfuração e testará o sistema de coleta e análise de amostras.

Desde que chegou a Marte, no último dia 6 de agosto, os cientistas da Nasa seguem com o trabalho de checagem dos equipamentos do robô. Até o momento apenas o sensor de ventos foi danificado no momento do pouso, mas os pesquisadores acreditam que um segundo sensor está funcionando em plenas condições e conseguirá fazer as medições previstas no Planeta Vermelho.

Nesta quarta-feira, o Curiosity fez o seu primeiro passeio-teste pela cratera Gale, onde ele deverá permanecer pelos próximos dois anos. O percurso, de cinco minutos ao longo de três metros, mostrou que o sistema de locomoção do robô está funcionando perfeitamente, e que o solo da cratera é firme e estável. Depois do teste, o robô estacionou um pouco mais à esquerda do local do seu pouso.

Os pesquisadores anunciaram que o ponto de aterrissagem do Curiosity em Marte será batizado com o nome de Bradbury, uma homenagem ao escritor de ficção científica Ray Bradbury, que estaria completando 92 anos nesta quarta-feira. Ele escreveu “As Crônicas Marcianas”, o clássico “Farenheit 451” e era grande admirador do trabalho da Nasa em Marte. Bradbury morreu no último dia 6 de junho, em Los Angeles.

Artigo relacionado

NASA

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org