Noticias do Meio


Consumidores com dívidas podem sofrer impactos psicológicos


O problema foi identificado pelo Procon de São Paulo durante projeto-piloto de um núcleo especial de apoio a superendividados realizado de janeiro a julho de 2011. O órgão espera inaugurar esse núcleo no início de setembro.
O Procon detectou, no projeto, que cerca de um terço dos superendividados tinha problemas de saúde. "Entre 288 pessoas atendidas, verificamos forte sofrimento psíquico por causa do endividamento", conta a assessora executiva do Procon-SP, Vera Remedi. "São pessoas que deixam de dormir, passam a ter problemas em casa, até se divorciam", destaca.
O Programa de Apoio aos Superendividados do Procon vai oferecer orientação financeira e psicológica ao devedor. Além disso, promoverá a renegociação de dívidas em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), responsável por fazer uma análise prévia que indica se o devedor se encontra em situação de superendividamento.
Após participar de palestras educativas e de saúde, o devedor será encaminhado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJ-SP, onde são realizadas as sessões de reconciliação com os credores. "
Segundo o professor de economia da FGV Paulo Gala, um dos motivos que levam alguém à situação de superendividamento é o juro alto.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Aurora Boreal/Grupo C.E. Tecnologia do Blogger.

Mapa

Free Visitor Maps at VisitorMap.org